Brasil

Dados sobre rede de atendimento social serão coletados

Na primeira etapa da coleta de dados, gestores municipais e estaduais devem preencher os dados sobre as unidades de acolhimento


	Prancheta: Em seguida, de forma escalonada, será aberta a coleta de informações sobre os centros de Referência de Assistência Social (Cras)
 (Stock.Xchange)

Prancheta: Em seguida, de forma escalonada, será aberta a coleta de informações sobre os centros de Referência de Assistência Social (Cras) (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2012 às 13h10.

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) começa hoje (24) a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Realizado anualmente desde 2007, o levantamento traça um retrato detalhado da estrutura e dos serviços prestados pela rede de assistência social no país.

Este ano, o censo traz pela primeira vez questionários sobre unidades de acolhimento das redes pública e não governamental, responsáveis por abrigar crianças, adolescentes, mulheres ou idosos vítimas de violência, abandono ou negligência. Os locais também são indicados para pessoas cujos vínculos familiares foram rompidos e que se encontram em situação de rua.

De acordo com o MDS, além da estrutura física, dos recursos humanos e das atividades desenvolvidas pelas unidades, serão mapeados ainda a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas. Os questionários podem ser visualizados, impressos e preenchidos neste endereço.

Para preencher os documentos, o responsável deve ter uma senha de acesso aos sistemas da Rede Suas com perfil cadsuas.município ou cadsuas.estado. Caso seja identificado algum problema na senha, o MDS orienta que o gestor entre em contato por meio do telefone 0800-707-2003.

Na primeira etapa da coleta de dados, gestores municipais e estaduais devem preencher os dados sobre as unidades de acolhimento, os centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e os equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua (Centros POP).

Em seguida, de forma escalonada, será aberta a coleta de informações sobre os centros de Referência de Assistência Social (Cras), a gestão estadual e municipal do Suas e os conselhos estaduais e municipais de Assistência Social.

Confira abaixo o calendário completo do Censo 2012 Suas:

Lugar da coleta Data
Creas/ Centro POP / unidades de acolhimento 24/9 a 14/11
Cras / gestão estadual 8/10 a 30/11
Gestão municipal/ conselhos municipais/ conselhos estaduais 22/10 a 30/11
Verificação e retificação de dados por estados e municípios 3/12 a 14/12
Acompanhe tudo sobre:FomeGovernoServiçosServiços de saúdeSetor de saúde

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas