Brasil

CVV organiza bate-papo em SP para prevenir o suicídio

O evento é gratuito e direcionado ao público que busca respostas sobre como identificar sinais de que alguém pensa em tirar a própria a vida


	Tristeza: em São Paulo, a taxa de suicídio de jovens aumentou 42% entre 2002 e 2012
 (Thinkstock)

Tristeza: em São Paulo, a taxa de suicídio de jovens aumentou 42% entre 2002 e 2012 (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2016 às 21h40.

São Paulo - O suicídio ainda é um assunto cercado por tabus. Pouco se fala do ato ou de suas motivações, mas ele cresce silenciosamente.

No Brasil, o oitavo país com mais suicídios, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 32 pessoas por dia tiram a própria vida.

O assunto será tema de uma roda de conversa promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) no dia 7 de abril, em São Paulo.

O evento é gratuito e direcionado ao público que busca respostas sobre como identificar sinais de que alguém pensa em tirar a própria a vida, além de abordar alguns mitos e verdades sobre o suicídio.

A mesa debatedora terá a psicóloga e coordenadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio Karen Scavacini, e o voluntário do CVV Antonio Batista.

Em São Paulo, a taxa de suicídio de jovens aumentou 42% entre 2002 e 2012, segundo o estudo Mapa da Violência – Os Jovens do Brasil.

A estatística também aumentou entre as jovens mulheres: o número de suicídios de quem tem de 15 a 34 anos cresceu de 20% para 25% entre 2010 e 2014.

Criado há 54 anos com o objetivo de prevenir o suicídio, o CVV oferece apoio emocional gratuito para pessoas que estejam passando por momentos difíceis, com sigilo total.

Mais de 2.000 voluntários fazem o atendimento em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Lidar com o luto é uma difícil missão para os pais. Tanto eles, quanto filhos e viúvos(as), podem desenvolver a vontade de se suicidar, afirmam especialistas.

O CVV possui uma cartilha, chamada Falando Abertamente sobre Suicídio, na qual esclarece algumas dúvidas sobre o ato e suas consequências.

Serviço: Roda de conversa sobre prevenção do suicídio

Data: 7 de abril (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo, próximo à estação Sumaré do Metrô)

Entrada gratuita (sugestão de contribuição: 1 peça de roupa para o Bazar Unibes Cultural)

Mais informações na programação da Virada da Saúde

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSaúdeMortesComportamentoSão Paulo capitalOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado