Brasil

Custo da construção civil em SP sobe 0,28% em janeiro

Custos com a mão de obra na construção subiram 0,40% em janeiro, principalmente em função do reajuste nas tarifas de transporte público

Mão de obra puxou o aumento nos custos da construção civil (Cristiano Mariz/VOCÊ S/A)

Mão de obra puxou o aumento nos custos da construção civil (Cristiano Mariz/VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 11h00.

São Paulo - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado de São Paulo apresentou alta de 0,28% em janeiro ante dezembro, atingindo R$ 904,75 por metro quadrado. O dado é de pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a pesquisa, os custos com a mão de obra na construção subiram 0,40% em janeiro, principalmente em função do reajuste nas tarifas de transporte público. No mesmo período, o custo das construtoras com os materiais registraram alta de 0 14%, enquanto os salários de engenheiros e arquitetos permaneceram estáveis.

No mês passado, apenas dois dos 41 insumos da construção pesquisados registraram aumento acima do IGP-M no período. O custo do tubo de cobre subiu 0,99% e o tubo de PVC rígido para água aumentou 0,91%, frente uma inflação de 0,79%.

Todos os demais insumos da construção pesquisados para o CUB registraram altas de preços inferiores à variação do IGP-M, com destaque para brita 2 (+0,68%), porta lisa para pintura (+0,67%) e emulsão asfáltica para impermeabilização (+0,67%).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConstrução civilDados de BrasilIndústriaIndústrias em geralInflação

Mais de Brasil

Gestão Pochmann quer que sindicato de servidores do Instituto não use mais sigla IBGE no nome

AGU recorre de decisão do TCU que bloqueia verbas do programa Pé de Meia

Investigada no caso Deolane, Esportes da Sorte é autorizada a operar apostas no Brasil

Tempestade atinge Centro-Sul do país em meio à onda de calor nesta quinta-feira; veja previsão