Brasil

Custo da construção civil em SP cai 0,15% em setembro

Preço médio do setor foi de R$ 904,63 por metro quadrado no mês

Canteiro de obras no Nordeste: queda no custo do setor foi causada pela deflação de 0,33% nos materiais de construção (Arquivo/Veja)

Canteiro de obras no Nordeste: queda no custo do setor foi causada pela deflação de 0,33% nos materiais de construção (Arquivo/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo teve queda de 0,15% em setembro na comparação com agosto, atingindo R$ 904,63 por metro quadrado. O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para utilização nos reajustes dos contratos de obras, calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A queda foi decorrente de deflação média de 0,33% em material de construção. O custo da mão de obra e os custos administrativos (remuneração de engenheiros e arquitetos) não variaram. Entre os 41 insumos da construção pesquisados, apenas a massa pronta para reboco externo com impermeabilizante teve alta de preço acima do Índice Geral de Preço - Mercado (IGP-M), com aumento de 4,17%. A alta acumulada do CUB de janeiro a setembro é de 5,76%. Nos 12 meses encerrados em setembro, o aumento acumulado é de 5,86%.

Leia mais notícias sobre a FGV

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Construção civilEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasIndústriaIndústrias em geralPreços

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022