Brasil

Cunha ficou para hoje; Recorde nas bolsas…

Decisão sai hoje A definição sobre Eduardo Cunha na Comissão de Constituição e Justiça ficou para hoje por decisão do presidente da comissão, Osmar Serraglio. Na noite de ontem, Carlos Maroun, aliado de Cunha, tentou jogar a decisão para agosto, mas a proposta foi rejeitada por 40 votos a 11. Apenas quatro se inscreveram para […]

EDUARDO CUNHA: decisão sobre seu futuro na CCJ ficou para a manhã desta quarta-feira / Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

EDUARDO CUNHA: decisão sobre seu futuro na CCJ ficou para a manhã desta quarta-feira / Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2016 às 07h13.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h50.

Decisão sai hoje

A definição sobre Eduardo Cunha na Comissão de Constituição e Justiça ficou para hoje por decisão do presidente da comissão, Osmar Serraglio. Na noite de ontem, Carlos Maroun, aliado de Cunha, tentou jogar a decisão para agosto, mas a proposta foi rejeitada por 40 votos a 11. Apenas quatro se inscreveram para falar a favor de Cunha, e 32 querem falar contra ele. Os dois números evidenciam, na visão de analistas, que Cunha está enfraquecido. Caso o relatório que pede o retorno do processo ao Conselho e Ética seja rejeitado, ele deve ser julgado em plenário no começo de agosto.

Cunha: “má-fé”

Ontem, o deputado Eduardo Cunha falou por duas horas e quarenta minutos na sessão da Comissão de Constituição e Justiça. Ele sustentou que seu processo foi tratado com má-fé porque criou precedentes que vão contra as regras de tramitação de cassações na Câmara. E ainda lançou uma ameaça aos demais deputados: “amanhã, pode ser a vez de vocês”.

Sempre ele

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rejeitou o pedido de Eduardo Cunha para arquivar o inquérito que o investiga sobre a formação de uma organização criminosa na estatal de energia Furnas. O inquérito é originado da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. Janot sustentou que existem provas suficientes para que se investigue a ligação de Cunha com a corrupção na estatal.

Aécio e a Andrade 

Ao analisar as informações contidas no celular de Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, a Polícia Federal apontou ligação entre Aécio Neves e a construtora. Em mensagem trocada com Oswaldo Borges, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e tido como tesoureiro informal do senador, Azevedo fala sobre o repasse de valores a uma associação presidida por Andrea Neves, irmã de Aécio. As conversas são de agosto de 2014, no período das eleições presidenciais nas quais o tucano era candidato.

Recorde nas bolsas 

O otimismo com a economia americana continua a dominar as negociações nas bolsas do país. Nesta terça-feira foi a vez de um dos índices mais antigos dos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial Average, fechar o dia no maior patamar em 120 anos. O índice, que reúne o desempenho das 30 maiores companhias da Bolsa de Nova York, subiu 0,66% fechando o dia em 18.348 pontos. O S&P 500, que concentra as 500 maiores empresas americanas, subiu 0,70% e também bateu um novo recorde de pontos. Por aqui, durante o dia, o Ibovespa chegou à pontuação máxima do ano, passando dos 54.700 pontos, mas perdeu força e fechou o dia com ganhos de 0,55%, na casa dos 54.200 pontos.

_

Dia doce no Pão de Açúcar

A maior companhia de varejo do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, divulgou um aumento de 5% no faturamento do segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2015, totalizando 16,7 bilhões de reais. A receita nas lojas de atacarejo Assaí cresceu quase 32% e já representa 34% do faturamento com alimentos do grupo. Fora do setor de alimentos, o GPA apresentou queda de 2,8% no faturamento trimestral, em decorrência de vendas ruins na Cnova, companhia que reúne o comércio eletrônico do Extra, Pontofrio e Casas Bahia. As ações do GPA subiram 3,5% nesta terça-feira.

_

Whirlpool fora da bolsa

As ações da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool dispararam nesta terça-feira após a companhia anunciar que vai fechar seu capital no Brasil. Os papéis ordinários subiram 28% e as preferenciais, 20%. A companhia americana anunciou que pagará 3,31 reais para adquirir cada ação. O pedido ainda está sujeito à aprovação da Comissão de Valores Mobiliários.

_

Queda na renda

A renda per capita dos brasileiros deve acumular uma queda de 9,4% entre 2014 e o final de 2016, apontou o Instituto Brasileiro de Economia da FGV. É o segundo pior resultado em um século, ficando atrás apenas do período entre 1981 e 1983, quando o PIB per capita caiu 12,4%, no início do que os economistas chamam de “década perdida”. A última queda acentuada na renda havia sido entre 1998 e 1999, de 3%.

_

Varejo lá embaixo

As vendas no varejo caíram 1% em maio, na comparação com abril, frustrando a expectativa de analistas, que era de uma leve alta. Diante de um cenário de elevada inflação, desemprego e recessão econômica, é o pior desempenho para o mês na série histórica, analisada pelo instituto desde 2000. Em comparação com o mesmo mês do ano passado a queda foi de 9%. Os piores desempenhos são em setores que dependem de maior crédito para as vendas, como eletrodomésticos. Economistas esperam que o setor oscile até o final do ano, com uma recuperação somente em 2017.

Obama e Bush em Dallas

No funeral dos cinco policiais mortos na última sexta-feira 8 em Dallas, no Texas, o presidente Barack Obama pediu união aos americanos. Ao lado do vice-presidente Joe Biden, Obama ressaltou a importância do trabalho da polícia, mas condenou o tratamento desigual dado a cidadãos negros pelo sistema judiciário. “Se você é negro, tem mais possibilidade de ser parado, revistado, ou preso”, disse. Residente em Dallas, o ex-presidente George W. Bush também compareceu ao evento e exaltou o heroísmo dos policiais, afirmando que, para os moradores da cidade, o atentando foi o equivalente a ter “cinco mortes na família”.

Insignificante para os EUA

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia deve ter impacto “insignificante” para os Estados Unidos, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional). Em uma avaliação anual da economia americana divulgada nesta terça-feira, o fundo apontou que a alta do dólar não deve passar de 1% após o Brexit e que as bolsas americanas já vêm se recuperando rapidamente. O FMI também manteve inalteradas as previsões de crescimento do país, estimadas em 2,2% para este ano e 2,5% para 2017.

Chineses perdem no mar

A Corte Internacional de Haia decidiu nesta terça-feira que os chineses não têm base legal para reclamar “direitos históricos” sobre o Mar do Sul da China – região disputada por vários países asiáticos por sua importância geopolítica e reservas de gás natural e petróleo. A corte também decidiu que a China violou direitos das Filipinas ao invadir parte de seu território marítimo – o caso foi levado à juízo internacional pelos filipinos em 2013. Desde o início do julgamento, o governo chinês já havia indicado que não aceitaria a decisão e alega soberania incontestável na região.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento