Brasil

Cunha: 9h de negativas; Os 25mi de Maluf…

Cunha e o trust Durou cerca de 9 horas a defesa de Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Câmara nesta quinta-feira. O deputado foi questionado por parlamentares acerca da mentira que teria dito à CPI da Petrobras, em março do ano passado, quando afirmou não possuir contas fora do país. Em outubro, o Ministério […]

ARAÚJO E CUNHA: ele voltou a afirmar não ser dono do dinheiro no exterior / Adriano Machado/ Reuters

ARAÚJO E CUNHA: ele voltou a afirmar não ser dono do dinheiro no exterior / Adriano Machado/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2016 às 18h59.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h54.

Cunha e o trust

Durou cerca de 9 horas a defesa de Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Câmara nesta quinta-feira. O deputado foi questionado por parlamentares acerca da mentira que teria dito à CPI da Petrobras, em março do ano passado, quando afirmou não possuir contas fora do país. Em outubro, o Ministério Público afirmou ter encontrado contas de Cunha na Suíça. A defesa do deputado afirmou que as contas não são dele, mas de um fundo de trust — entidade que administra bens em nome de terceiros.

Cunha e o trust 2

O tom da sessão foi de ironia, tanto de Cunha quanto de adversários que o pressionavam. Frases de efeito foram disparadas de ambos os lados. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) perguntou a Cunha se “é o trust que bebe vinho de 1.000 dólares” e foi enfático nas críticas. Cunha se limitou a dizer que não era o titular do cartão de crédito usado. Chico Alencar (PSOL-RJ) ironizou o bordão evangélico “In God we trust” (“em Deus eu acredito”), dizendo que o bordão de Cunha, que é evangélico, seria “In trust we trust”. Cunha não respondeu a parlamentares que não eram titulares de vagas no conselho, dizendo que “no plenário daria a atenção que eles merecem”. Ele também afirmou que nunca indicou “um alfinete” no atual governo.

Sem pílula do câncer

O Supremo Tribunal Federal suspendeu a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff que autorizava a venda da fosfoetanolamina, conhecida como pílula do câncer. O produto ficou polêmico depois que pacientes com câncer passaram a entrar na Justiça tentando obrigar a USP a fornecê-lo. Um professor da universidade era o responsável pela pílula, mas, depois que ele se aposentou, a universidade parou de produzi-la. A polêmica ocorre porque não há estudos que comprovem a eficácia da pílula e ela ainda não foi aprovada pela Anvisa.

Temer e as mulheres

O presidente interino Michel Temer encontrou-se nesta quinta-feira com a bancada feminina da Câmara dos Deputados. Ele disse que quer criar um ministério para mulheres e nomear mais mulheres para cargos do primeiro escalão em breve, quando realizar a primeira reforma ministerial. Temer também afirmou que não haverá retrocessos nas políticas de igualdade atingidas até agora.

Para quê?

O presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou nesta quinta-feira a indicação do deputado André Moura, do PSC, para a liderança do governo de Michel Temer na Câmara. Calheiros questionou quais seus compromissos e o funcionamento dos trâmites dos projetos entre as casas legislativas: “O que o Parlamento e as pessoas me perguntam é ‘o André Moura para quê?’ ” Moura é um dos mais próximos aliados do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. As deputadas da oposição não compareceram ao encontro.

Os 25 milhões de dólares de Maluf

A Justiça de São Paulo homologou o acordo entre o Ministério Público de São Paulo e a prefeitura paulistana e os bancos UBS, da Suíça, e Citibank, dos Estados Unidos, que prevê o envio de 25 milhões de dólares que teriam tido movimentação suspeita durante a gestão de Paulo Maluf como prefeito da capital. O superfaturamento é relativo a duas obras de infraestrutura na capital. Estima-se que 300 milhões de dólares tenham sido desviados. Segundo o MP, o dinheiro deve ser usado para a construção do Parque Augusta.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso