EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 19 de agosto de 2010 às 23h08.
São Paulo - A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira a liberação comercial de uma soja transgênica resistente a insetos e tolerante ao herbicida glifosato, patente da Monsanto, informou nota do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Com isso, a companhia norte-americana, a única empresa com variedade de soja transgênica comercializada no Brasil atualmente, fica autorizada pela CTNBio a colocar no mercado mais uma semente da oleaginosa geneticamente modificada.
Em entrevista publicada nesta quinta-feira pela Reuters , o presidente da Monsanto no Brasil, André Dias, afirmou que a empresa prevê para a safra 2012/2013 o lançamento de uma soja inédita no mundo, com uma tecnologia de genes combinados que oferecem resistência ao glifosato de segunda geração e a insetos.
A soja é a principal cultura anual do Brasil, respondendo por cerca de metade da área plantada com grãos e oleaginosas, e na nova safra (2010/11), semeada a partir de setembro, consultorias independentes estimam que o total de transgênicos crescerá para três quartos do total plantado, somente com a soja Roundup Ready, resistente ao glifosato, da Monsanto.
Na reunião da CTNBio, foram aprovados os 34 pedidos de liberação planejada no meio ambiente de produtos transgênicos. O outros sete pedidos de liberação comercial de produtos geneticamente modificados foram retirados da pauta.
Leia mais notícias sobre Agropecuária
Siga as notícias sobre Economia no Twitter