Brasil

Crivella: o novo prefeito global?

Prefeito do Rio de Janeiro iniciou uma agenda de viagens e partiu na quinta-feira para os Emirados Árabes Unidos, onde cumpre compromissos oficiais

Viagens de Crivella miram em projetos de infraestrutura, mobilidade e urbanização, como expansão da linha 4 do Metrô do Rio

Viagens de Crivella miram em projetos de infraestrutura, mobilidade e urbanização, como expansão da linha 4 do Metrô do Rio

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 07h04.

Última atualização em 13 de outubro de 2017 às 08h00.

Um novo “prefeito global” está surgindo? Desta vez, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), é o viajante da vez.

Ele partiu na quinta-feira para os Emirados Árabes Unidos, onde cumpre compromissos oficiais nos próximos dias.

Crivella embarca apenas dias depois de encontrar-se com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), um entusiasta das agendas internacionais – está na Itália.

O carioca usa a mesma justificativa que o paulistano para as viagens: ambos buscam investimentos para a cidade. A ideia de Crivella é “desenvolver parcerias público-privadas e Operações Urbanas Consorciadas (OUC) para a zona oeste e para o centro da cidade”, diz o comunicado da Prefeitura.

Há projetos de 40 bilhões de reais em investimento por intermédio de venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção.

No domingo, o prefeito tem reuniões marcadas com empresas do setor imobiliário e com o Ministério de Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos. Na segunda-feira, participa do Fórum de Investimentos de Dubai.

Por fim, na terça, fará uma apresentação no Fórum de Investimento Sustentável, cujo tema é “Oportunidades de Investimentos e Parcerias Público-Privadas na Cidade do Rio”.

A cruzada de Crivella mira em projetos de infraestrutura, mobilidade e urbanização, como expansão da linha 4 do Metrô. Busca também melhorias em saneamento básico e projetos de despoluição de lagoas.

Em uma vertente parecida com São Paulo, Crivella tenta uma concessão do Autódromo Parque, na região de Deodoro, e equipamentos de lazer integrado ao Parque Radical.

Em pesquisa Datafolha, 49% dos paulistanos rejeitam as agendas fora da cidade de Doria. Além de ter passado a quinta em Milão, o paulistano vai na próxima semana para Goiânia e Assunção para eventos do Lide – grupo que fundou.

Crivella vinha sendo criticado pelo sumiço. Certamente não era esse tipo de exposição que os cariocas imaginavam.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeMarcelo CrivellaPolíticaPolíticosRio de Janeiro

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia