Brasil

Cristovam Buarque defende fim dos partidos brasileiros

Em discurso no Senado, político afirma que “o fim dos partidos” é a bandeira única dos manifestantes, e pede “um tempo para reorganizar os agentes políticos”


	Cristovam Buarque, senador pelo PDT: "nada unifica mais os manifestantes do que a crítica ao partido"
 (José Cruz/ABr)

Cristovam Buarque, senador pelo PDT: "nada unifica mais os manifestantes do que a crítica ao partido" (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2013 às 13h56.

São Paulo – O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu hoje em discurso no Plenário, o fim dos partidos políticos brasileiros. Segundo ele, essa é a única bandeira que uniria os manifestantes que protestam em diversas cidades brasileiras e obrigaram a presidente Dilma Rousseff a convocar uma reunião de emergência em Brasília.

“Talvez eu radicalize aqui, mas acho que para atender o que eles querem, nós precisaríamos de uma lei: estão abolidos todos os partidos”, disse o senador. Cristovam, então, sugere que se “trabalhe para saber o que pôr no lugar”: novos partidos ou “outra coisa”, afirmou, sem especificar alternativas à organização partidária.

Na sua página oficial do Twitter, o senador reiterou a proposta e se justificou: “povo tem razão: os atuais partidos fracassaram”. Outros usuários da rede social criticaram o senador, que se defendeu afirmando que os atuais partidos são "ruins", e que "continua achando que está certo".

Também no discurso no Senado, Cristovam chegou a afirmar que gostaria de ter participado das passeatas, mas “não poderia”, já que, segundo ele, os manifestantes não aceitam políticos. “Eu só poderia ir às passeatas se pusesse uma peruca e uma barba”, disse.

O protesto de ontem em São Paulo reuniu cem mil pessoas, segundo a Polícia Militar, e foi marcado pela hostilização à partidos políticos e movimento sociais organizados. Os militantes que participavam do ato tiveram de recolher seu material partidário.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosProtestos no BrasilSenado

Mais de Brasil

Metrô do Rio inicia instalação de biometria facial contra fraudes

Dino exige aos Três Poderes campanha sobre transparência de emendas

CNH sem autoescola: quando a medida deve entrar em vigor?

'Taxa das blusinhas': número de consumidores que deixaram de fazer compras salta 192%