Brasil

Datafolha: Cresce apoio à redução da idade penal para crime grave

Segundo Datafolha, o índice dos brasileiros que apoiam a redução da maioridade penal apenas para crimes graves saltou de 26%, em 2015, para 36%, em 2017

 (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 07h21.

Última atualização em 3 de janeiro de 2018 às 16h23.

São Paulo – Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o índice dos brasileiros que apoiam a redução da idade penal apenas para crimes graves cresceu no último ano.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.765 pessoas em 192 cidades do país, o apoio a essa redução da maioridade penal apenas em situações específicas saltou de 26%, em 2015, para 36%, em 2017.

Por outro lado, a parcela dos brasileiros a favor que adolescentes de 16 e 17 anos sejam julgados como adultos (sem que o tipo de crime seja especificado na pesquisa) caiu de 87% em abril de 2015 para 84% em 2017. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No recorte por região do país, o levantamento mostra que os nordestinos são os que menos defendem a diminuição da idade, com 81% que se declaram favoráveis. No Norte, o apoio soma 89%, empatados pela margem de erro com os habitantes da região Centro-Oeste, onde 88% aceitam a redução da maioridade.

As principais diferenças, segundo o Instituto, aparecem nas faixas de renda. Entre os que ganham acima de dez salários mínimos, o apoio à redução da maioridade penal soma 73%, contra 83% da parcela mais pobre da população, cuja renda é de até dois salários.

A mudança da idade penal apenas para crimes graves foi proposta pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) em abril de 2016. O texto segue em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirascrime-no-brasilDatafolhaJustiçaMaioridade penal

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas