Brasil

Creches em SP não vão mesclar idades, diz secretário

O secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, garantiu que a rede municipal de creches não vai matricular na mesma turma crianças de 2 e 4 anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 08h42.

São Paulo - O secretário Municipal de Educação de São Paulo, Cesar Callegari, garantiu que a rede municipal de creches não vai matricular na mesma turma crianças de 2 e 4 anos. "Apenas de maneira excepcional, quando houver necessidade, acomodaremos crianças de 3 e 4 anos, não as de 2 anos", disse.

Na semana passada, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que nova portaria da secretaria possibilita mesclar dois agrupamentos em uma mesma turma. O objetivo é otimizar o atendimento e evitar vagas ociosas.

Atualmente, a Prefeitura tem menos matrículas do que em abril de 2012. A portaria n.º 2.623, publicada em 25 de abril no Diário Oficial da Cidade, diz que "os agrupamentos de minigrupo I, minigrupo II e Infantil I, Infantil II poderão ser mistos, a critério da Diretoria Regional de Educação, preponderando a identificação do agrupamento que detiver o maior número de crianças".

Classes de minigrupo I atendem crianças de 2 a 3 anos e as de minigrupo II, os alunos de 3 a 4 anos, segundo norma municipal.

A nova portaria indica que a mistura ocorrerá em casos de "excepcionalidade", mas não faz censura a colocar na mesma sala crianças de 2 e 4 anos - prática vista com ressalva por educadores e profissionais da rede. Questionada, a própria secretaria não indicou restrições.

Apesar do teor da portaria, o secretário de Educação garante que a ideia nunca foi misturar crianças de faixas etárias diferentes. "Estamos fazendo esforço muito grande para aproveitar a capacidade instalada." A fila por creche em São Paulo é de 94 mil crianças.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrechesEducaçãoEducação no BrasilMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP