Brasil

CPI tem poder para convocar Paulo Roberto, diz Zavascki

Ministro do STF concluiu que a CPI da Petrobras tem o poder de convocar o ex-diretor


	Paulo Roberto da Costa presta depoimento à CPI que investiga denúncias de corrupção na estatal
 (Geraldo Magela/Agência Senado)

Paulo Roberto da Costa presta depoimento à CPI que investiga denúncias de corrupção na estatal (Geraldo Magela/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 20h43.

Brasília - O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu que a CPI da Petrobras tem o poder de convocar o ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato.

"A convocação de pessoas para prestar depoimento perante Comissões Parlamentares de Inquérito constitui prerrogativa constitucional dessas comissões, razão pela qual a sua implementação independe de prévia autorização judicial", disse o ministro em despacho assinado no início da noite.

Zavascki examinou um ofício no qual a CPI Mista da Petrobras havia comunicado a decisão de convocar Paulo Roberto Costa para prestar depoimento na próxima quarta-feira, dia 17.

No final do despacho, o ministro ressaltou que devem ser assegurados ao ex-diretor da Petrobras direitos constitucionais.

Entre essas garantias está a de não se auto incriminar. Com base em jurisprudência consolidada do STF, convocados por CPIs podem ficar em silêncio.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCorrupçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscândalosEstatais brasileirasFraudesGás e combustíveisIndústria do petróleoOperação Lava JatoPetrobrasPetróleoPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Dino cobra governo e estados sobre andamento de investigações e sanções por incêndios criminosos

Lula diz que Zema deveria dar um 'prêmio' a ele por proposta de renegociação de dívidas dos estados

Rui Costa diz que decisão de Trump de deixar Acordo de Paris preocupa o 'Brasil e o mundo inteiro'

Após 99, Uber volta a oferecer serviço de mototáxi em SP