Brasil

CPI é chance de esclarecer atuação do BNDES, diz Coutinho

A CPI foi instaurada para apurar eventuais irregularidades nos contratos de financiamento do banco entre 2003 e 2015


	Prédio do BNDES no Rio de Janeiro: "Somos os principais interessados em fornecer todas as informações e esclarecer", disse Coutinho
 (Vanderlei Almeida/AFP)

Prédio do BNDES no Rio de Janeiro: "Somos os principais interessados em fornecer todas as informações e esclarecer", disse Coutinho (Vanderlei Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2015 às 16h12.

São Paulo - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta sexta-feira, 14, que o banco de fomento é o principal interessado em participar da CPI do BNDES e que o momento é interessante para esclarecer a importância dos empréstimos que fomentam as exportações.

"Somos os principais interessados em fornecer todas as informações e esclarecer. O BNDES está totalmente aberto para proativamente fornecer todas as informações e esclarecimentos. Vou comparecer sem dúvida, já enviei ofício confirmando meu interesse", afirmou Coutinho após participar de encontro com empresários na Fiesp.

A CPI foi instaurada para apurar eventuais irregularidades nos contratos de financiamento do banco entre 2003 e 2015, incluindo empréstimos voltados ao exterior.

Coutinho disse que as apurações sobre empréstimos a outros países é uma boa oportunidade para esclarecimentos, uma vez que são financiadas exportações brasileiras e que esta é uma prática de todos os países desenvolvidos.

"Financiamos bens e serviços produzidos no Brasil, pagamos em reais depois de verificar que a exportação foi feita corretamente, paulatinamente. Não há transferência de recursos no exterior", disse.

"Acho que é uma boa oportunidade para mostrar que esse tipo de operação gera emprego e renda em setores de alto valor agregado, que é a produção de equipamentos bens de capital e engenharia no Brasil", Coutinho.

Acompanhe tudo sobre:BNDESCorrupçãoEscândalosFraudesPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas