Brasil

CPI do Cachoeira abre reunião para votar relatório final

Esta é a terceira tentativa de votação do parecer


	Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira
 (Abr)

Odair Cunha (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira (Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 10h44.

Brasília - O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), abriu nesta terça-feira a reunião na qual deverá ser votado o relatório final das investigações apresentado pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da comissão. É a terceira tentativa de votação do parecer, que corre o risco de encerrar os trabalhos sem aprovação do texto, uma vez que o prazo final para a conclusão da CPI é no dia 22 próximo. Esta semana o Congresso, caso aprove o Orçamento da União, entrará em recesso parlamentar.

A proposta de Odair Cunha sugere ao Ministério Público o indiciamento de 29 pessoas e a responsabilização de outras 12 por participar ou se envolver criminosamente com a quadrilha comandada pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Na lista de indiciados estão o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e o senador cassado Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Bombardeado por críticas quando apresentou pela primeira vez, no final de novembro, o relator da CPI retirou do seu relatório os pedidos de indiciamento de jornalistas e de investigação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Mas, ainda assim, a proposta de Cunha deve ir à votação sem o apoio unânime dos parlamentares.

Descontentes, oposicionistas e até parlamentares da base aliada apresentaram cinco relatórios em separado que pedem, entre outros fatos, o aprofundamento das investigações sobre a construtora Delta e também dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) e de Tocantins, Siqueira Campos (PSDB).

Acompanhe tudo sobre:Carlinhos CachoeiraPolítica no BrasilPolíticos

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026