Brasil

Ao vivo: deputado Osmar Terra depõe na CPI da Covid; acompanhe

Senadores questionam o deputado sobre declarações em defesa de medicamentos sem eficácia comprovada para covid-19 e contra o distanciamento social

Ex-ministro da Cidadania Osmar Terra será ouvido pela CPI da Covid (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Ex-ministro da Cidadania Osmar Terra será ouvido pela CPI da Covid (Jefferson Rudy/Agência Senado)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 22 de junho de 2021 às 06h00.

Última atualização em 22 de junho de 2021 às 11h34.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A CPI da Covid ouve nesse momento o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania. Apontado como integrante do “gabinete paralelo” que assessorava o presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia, ele será ouvido na condição de convidado, não de testemunha. 

  • A pandemia mostrou que a inovação será cada dia mais decisiva para seu negócio. Encurte caminhos, e vá direto ao ponto com o curso Inovação na Prática 

Acompanhe ao vivo:

yt thumbnail

Expectativa do depoimento

Os senadores pretendem questionar Osmar Terra sobre declarações controversas feitas por ele ao longo da pandemia, como falas em defesa de medicamentos sem eficácia comprovada para covid-19 e contra o distanciamento social como medida preventiva. 

Osmar Terra disse, em 4 de abril de 2020, que o país estava sendo “submetido a uma quarentena radical que destrói nossa economia e empregos”. Segundo ele, o pico de contaminações seria ainda naquele mês. Dois meses depois, ele disse que a epidemia acabaria em junho.

O deputado também defendeu a tese da imunidade de rebanho, pela qual a população chegaria a um nível de imunização satisfatório naturalmente, sem vacinas, conforme as pessoas fossem diagnosticadas com covid-19. Em 13 de julho de 2020, ele disse que a epidemia iria "acabar sem vacinas", em entrevista à Jovem Pan.

Em depoimento à CPI, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que um grupo paralelo à pasta aconselhava o presidente na área da saúde. Segundo ele, os posicionamentos de Bolsonaro seguiam as linhas prescritas por essas pessoas que participavam do “gabinete paralelo”. 

Osmar Terra seria o “mentor intelectual” desse grupo. Por não ser convocado, mas sim convidado, o deputado não é obrigado a responder todas as perguntas e pode deixar a sessão quando quiser.

  • Entenda como as decisões do Planalto, da Câmara e do Senado afetam seus investimentos. Assine a EXAME.

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as terças-feiras. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusCPI da CovidExame HojeGoverno BolsonaroPandemiaSenado

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia