Brasil

CPI aponta 57 operações do BNDES com Hang; empresário nega favorecimento

Durante depoimento na CPI, Hang negou ter sido favorecido com financiamento público

Luciano Hang: o empresário rebateu a informação dizendo que o valor é o que as lojas faturam em um dia (Edilson Rodrigues/Agência Senado/Flickr)

Luciano Hang: o empresário rebateu a informação dizendo que o valor é o que as lojas faturam em um dia (Edilson Rodrigues/Agência Senado/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de setembro de 2021 às 15h26.

Última atualização em 29 de setembro de 2021 às 18h14.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nesta quarta-feira que documentos repassados pelo BNDES apontam 57 operações do banco de financiamento com o empresário Luciano Hang, totalizando 27 milhões de reais.

Durante depoimento na CPI, Hang negou ter sido favorecido com financiamento público. Ele rebateu a informação dizendo que o valor é o que as lojas faturam em um dia. Na versão do empresário, a empresa comprou máquinas da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame), subsidiária do BNDES, e um terreno de uma empresa que tinha financiamento do banco e faliu e por isso aparece nas operações. "O senhor pega dinheiro no BNDES e fatura 30 milhões de reais por dia. É uma beleza", ironizou Omar Aziz.

Nesta semana, o empresário publicou um vídeo nas redes sociais declarando que levaria uma algema para a CPI e entregaria a chave para cada um dos senadores. Ao responder ao relator, Renan Calheiros (MDB-AL), Luciano Hang disse que foi apenas senso de humor. "Não [foi brincadeira], senador, mas também temos que ter senso de humor, né?"

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:BNDESCPI da CovidLojas Havan

Mais de Brasil

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa