Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Bolsonaro tem queda de popularidade; Cortes de mais bolsas; Dorian mata cinco nas Bahamas

Jair Bolsonaro: duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira (2) apontam a queda na aprovação do governo de Jair Bolsonaro após oito meses de sua gestão (Adriano Machado/Reuters)

Jair Bolsonaro: duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira (2) apontam a queda na aprovação do governo de Jair Bolsonaro após oito meses de sua gestão (Adriano Machado/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2019 às 07h11.

Última atualização em 4 de setembro de 2019 às 07h41.

Queda de popularidade

Duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira 2 apontam a queda na aprovação do governo de Jair Bolsonaro após oito meses de sua gestão. De acordo com dados da XP/Ipespe, 41% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 30% o consideram bom ou ótimo e 37% o avaliam como regular. A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 29 de agosto por meio de 1.000 entrevistas de abrangência nacional. Os dados encontrados pela XP/Ipespe são parecidos com os da pesquisa Datafolha divulgada na manhã desta segunda. Segundo o instituto, o governo é reprovado por 38% e aprovado por 29% da população. Uma parcela de 30% dos entrevistados classifica o governo como regular. Desde o último levantamento, divulgado em julho, a taxa reprovação do governo teve um aumento percentual de cinco pontos.

Capes anuncia corte de mais 5.613 bolsas de mestrado e doutorado

O governo Jair Bolsonaro anunciou o corte de mais 5.613 bolsas de pós-graduação que seriam ofertadas a partir de setembro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a principal financiadora de pesquisas de pós-graduação do país. O congelamento, que passa a vigorar a partir deste mês soma-se a outras 6.198 bolsas que haviam sido bloqueadas no primeiro semestre de 2019. Ao todo, isso corresponde a 5,57% do total de vagas ofertadas pelo sistema neste ano. O bloqueio foi anunciado nesta segunda-feira 2 pelo presidente da instituição Anderson Ribeiro Correa, e é reflexo da redução do orçamento da instituição. Haviam sido reservados para este ano 4,250 bilhões de reais, dos quais 819 milhões foram bloqueados. Ao anunciar os números, Correa afirmou que o novo bloqueio representa 544 milhões de reais que deixam de ser investidos nas bolsas em quatro anos. O cálculo foi feito a partir do montante que seria investido em quatro anos. Não há informações se as bolsas atingidas agora serão retomadas. Para 2019, a medida representa 37,8 milhões de reais a menos de investimento em pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Mercado financeiro eleva a 0,87% previsão para o PIB de 2019

Economistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central (BC) projetam um Produto Interno Bruto (PIB) de 0,87% no ano, segundo consta nesta segunda-feira, 2, no Boletim Focus. Na semana passada, a previsão era de 0,80%. A meta para a inflação caiu de 3,65% para 3,59%. Esse foi o primeiro relatório divulgado após o anuncio de alta de 0,4% no PIB do segundo trimestre do país, anunciado na quinta-feira 29 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), resultado acima do esperado, mas que ainda reflete uma recuperação lenta da economia do país. O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo BC com as previsões do mercado financeiro para os principais índices da economia brasileira. Os economistas começaram o ano otimistas com o desenvolvimento de investimentos e o setor produtivo, chegando a prever o PIB a 2,57%. Sem a retomada esperada, a previsão virou de “pibinho” depois vinte semanas consecutivas de reajuste para baixo da taxa e a partir de meados de junho oscila na casa dos 0,8%.

Racha bilionário na família Safra pode dar origem a um banco digital

Um desentendimento na família Safra, dona do quarto maior banco brasileiro em ativos, pode ter implicações bilionárias. De acordo com executivos ligados à instituição ouvidos por EXAME, o lançamento da carteira digital do Safra provocou um racha entre os irmãos Alberto, de 40 anos, e Davi, de 35, responsáveis pelos negócios do Safra desde 2012. Quando Alberto, responsável pela área de empresas, lançou a wallet em julho, Davi disse que o produto tinha mais sinergia com o público de pessoas físicas, que fica sob seu guarda-chuva na divisão. A decisão coube ao pai Joseph, maior acionista do banco e homem mais rico do Brasil (segundo a revista Forbes, tem 22,8 bilhões de dólares). Ele concordou com Davi. Nesse momento, Alberto preferiu se afastar. Quem assumiu suas funções foi o outro irmão, Jacob, que mora na Suíça e cuida da área internacional do Safra.

Ivanka Trump viaja à América do Sul

Assessora e filha do presidente dos Estados Unidos, Ivanka Trump inicia nesta terça-feira uma viagem por três países da América do Sul, com primeira parada na Colômbia, com uma agenda focada no empoderamento feminino. “A visita de Ivanka Trump à Colômbia é chave pelo grande compromisso que ela tem com as mulheres do mundo. Ela tem a capacidade de convocar outras lideranças e a comunidade internacional”, afirmou a vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, em mensagem postada nas redes sociais. Ivanka deve chegar ainda na segunda-feira a Bogotá, primeira etapa da excursão pela América do Sul, que termina na sexta-feira e incluirá passagens por Argentina e Paraguai. Na Colômbia, a filha do presidente se reunirá com mulheres empreendedoras e com beneficiárias de bolsas de estudos sobre temas ligados ao narcotráfico. Em 2017, Ivanka lançou o programa 2X América, com o qual os Estados Unidos destinarão 150 milhões de dólares e buscarão investimentos do setor privado para facilitar o acesso ao crédito às mulheres empreendedoras na América Latina.

Dorian mata cinco nas Bahamas

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, informou nesta segunda-feira que ao menos cinco pessoas morreram nas Ilhas Ábaco por causa da passagem do furacão Dorian, que atinge o arquipélago na categoria 4. Minnis disse ainda que há pessoas na ilha próxima de Grande Bahama que enfrentam grave perigo. O premiê garantiu que os bombeiros responderão aos pedidos de ajuda assim que possível. Minnis afirmou que muitas casas e edifícios foram gravemente danificados ou mesmo destruídos por causa do furacão. “Estamos em meio a uma tragédia histórica”, lamentou.

Dorian: parques fecham mais cedo

Funcionários do Walt Disney World informaram nesta segunda-feira 2, que seus quatro parques temáticos encerrarão as atividades nesta terça-feira, 3, a partir das 15h (local, 14h em Brasília) em razão da chegada do furacão Dorian à Flórida. Eles informaram ainda que devem fechar o parque aquático, seus campos de golfe em miniatura e seus restaurantes e lojas da Disney Springs no mesmo horário. Sua área de acampamento fechará no mesmo horário e ficará sem operar até que o furacão deixe a costa da Flórida. Os hóspedes que estão acampados serão transferidos para outros hotéis da Disney World.

Alívio em Hong Kong

A chefe-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou nesta quarta-feira a retirada do projeto de lei que facilitava a extradição para a China. Foi essa proposta que disparou as manifestações que já duram três meses e se concentram agora em pedidos por mais democracia no território semi-autônomo da China. A notícia fez a bolsa de Hong Kong subir 3,9% nesta quarta-feira, a maior alta em um ano. 

Acompanhe tudo sobre:BahamasExame HojeFuracõesJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas