Brasil

Corrida Eleitoral: Lula tem 47% e Bolsonaro, 32%, segundo Datafolha

Este é a primeiro levantamento do instituto realizado após o início da campanha eleitoral

Somando os votos válidos, o petista tem 51% (Nelson Almeida/AFP/Sopa Images/Getty Images)

Somando os votos válidos, o petista tem 51% (Nelson Almeida/AFP/Sopa Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de agosto de 2022 às 19h15.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 18. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 32%. Somando os votos válidos, o petista tem 51%. Quem tiver 50% mais um voto sai vencedor ainda no primeiro turno.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%. Entre os ouvidos, 6% disseram que irão votar branco ou nulo no dia 2 de outubro.

Este é a primeiro levantamento do instituto realizado após o início da campanha eleitoral, que começou oficialmente na terça-feira, dia 16.

Bolsonaro oscilou dois pontos para cima entre as mulheres e agora tem 29%; Lula oscilou de 46% para 47%. O público feminino é um dos principais alvos da campanha do atual presidente, que tenta reduzir a desvantagem em relação ao petista.

Lula vence Bolsonaro em três das cinco regiões brasileiras e empata tecnicamente na linha da margem de erro em uma. No Sul, Bolsonaro sai com a vantagem: 44% ante 32% do ex-presidente. A maior vantagem do petista é no Nordeste (57% ante 24%). No Norte, Lula tem 43%; Bolsonaro, 41%.

No Sudeste, Lula ganha de Bolsonaro com 44% ante 32% do rival; no Centro-Oeste, o petista tem 42%; o chefe do Executivo tem 36%.

Na pesquisa espontânea, isto é, sem mostrar a lista de candidatos, Lula tem 40% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro, com 28%. 22% dos entrevistados disseram não ter decidido o voto.

O instituto entrevistou 5.744 eleitores nos dias 16 e 18 de agosto em 281 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09404/2022.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro recua e dará entrevista ao "Jornal Nacional" no dia 22 de agosto

Ciro escolhe Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, como candidata a vice

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesDatafolhaEleições 2022Jair BolsonaroLuiz Inácio Lula da SilvaPolíticaSimone-Tebet

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas