Brasil

Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio, falece aos 81 anos

Como arquiteto, foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil e professor e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ


	Durante seu mandato, Conde coordenou programas como Rio Cidade, de revitalização das áreas urbanas, e Favela-Bairro, de reurbanização das favelas cariocas
 (Wikimedia Commons)

Durante seu mandato, Conde coordenou programas como Rio Cidade, de revitalização das áreas urbanas, e Favela-Bairro, de reurbanização das favelas cariocas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2015 às 12h41.

Rio de Janeiro - Morreu nesta terça-feira, aos 81 anos, o ex-prefeito do Rio e arquiteto Luiz Paulo Conde. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde tratava um câncer de próstata. Casado com Rizza Conde, também arquiteta, ele deixa três filhos e seis netos.

Como arquiteto, foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil e professor e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ.

Na política, Conde assumiu a Secretaria Municipal de Urbanismo no primeiro mandato de Cesar Maia (1993-1997) como prefeito. Em 1996, foi eleito prefeito do Rio pelo Partido da Frente Liberal (PFL), o mesmo de Maia, de quem teve apoio.

Durante seu mandato, Conde coordenou programas como Rio Cidade, de revitalização das áreas urbanas, e Favela-Bairro, de reurbanização das favelas cariocas. Como prefeito, deu continuidade às iniciativas.

Em 2000, concorreu à reeleição pela mesma sigla, mas acabou derrotado pelo próprio antecessor, que passou para o PTB.

Depois da derrota, Conde, rompido com Cesar Maia, aderiu ao grupo político do ex-governador Anthony Garotinho e entrou para o PSB.

Elegeu-se vice-governador na chapa de Rosinha Matheus, mulher de Garotinho, no pleito de 2002. No ano seguinte, acompanhou Garotinho na troca do PSB pelo PMDB, pelo qual se candidatou a prefeito pela terceira vez, mas terminou em terceiro lugar, atrás de Cesar Maia e de Marcelo Crivella (atualmente no PRB).

Acompanhe tudo sobre:Câncercidades-brasileirasDoençasMetrópoles globaisPrefeitosRio de Janeiro

Mais de Brasil

Pé-de-Meia: governo começa a pagar quinta parcela do programa nesta segunda

Brasil sai do Mapa da Fome após queda de população em insegurança alimentar grave

Às vésperas das tarifas de Trump, senadores tentam destravar negociações em Washington

Ciclone deve atingir Sul e Sudeste do Brasil nesta segunda; ventos podem chegar a 100 km/h em SP