Brasil

Coronavírus: confira quais avenidas serão bloqueadas em SP nesta segunda

Interdiões anunciadas pela Prefeitura buscam desestimular as pessoas a saírem de casa e aumentar a taxa de isolamento social contra a covid-19

São Paulo: taxa de isolamento social na cidade tem caído e prefeitura está adotando medidas para intensificar a quarentena (Germano Lüders/Exame)

São Paulo: taxa de isolamento social na cidade tem caído e prefeitura está adotando medidas para intensificar a quarentena (Germano Lüders/Exame)

BC

Beatriz Correia

Publicado em 3 de maio de 2020 às 13h04.

Última atualização em 4 de maio de 2020 às 13h25.

A Prefeitura de São Paulo decidiu interditar parcialmente algumas avenidas principais da cidade para intensificar o isolamento social contra o coronavírus.

O bloqueio, que passa a valer já nesta segunda-feira (4), será aplicado com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran).

A interdição vai ocorrer das 7h às 9h, no sentido bairro-centro, nos seguintes locais:

  • Zona Sul: Av. Moreira Guimarães x Av. Miruna;
  • Zona Norte: Av. Santos Dumont x Av. do Estado;
  • Zona Leste: Av. Radial Leste x Rua Pinhalzinho;
  • Zona Oeste: Av. Francisco Morato x Rua Sapetuba

A prefeitura, em duas avenidas, também montou bloqueio para realizar o que chamou de "blitzes educativas", ambas na zona oeste.

  • Av. Dr. Vital Brasil x Rua Camargo;
  • Avenida João Paulo I, altura do n° 2.868.

Apenas uma faixa ficará livre para a circulação de veículos. Além da interdição parcial, também haverão blitzes educativas em ação conjunta com as secretarias municipais da Saúde (SMS), Mobilidade e Transportes (SMT) e Segurança Urbana (SMSU).

A restrição ao fluxo de veículos tem como objetivo colaborar para a ampliação da taxa de isolamento social no município, que está abaixo de 50%. O ideal para combater a propagação do novo coronavírus, de acordo com as autoridades de saúde, é de 60% a 70%.

A Prefeitura informou que caso a adesão da população ao isolamento não aumente a partir desta segunda, os bloqueios  poderão ser realizados durante todo o dia, como tentativa de aumentar a restrição e desestimular as pessoas a saírem de casa.

São Paulo é o Estado mais afetado pelo coronavírus no Brasil. Já são mais de 31 mil casos e 2.500 mortes pela covid-19. O isolamento social e a quarentena estão em vigência por decreto do governador João Doria até o dia 11 de maio, para quando está previsto um plano de reabertura gradual.

Porém, as autoridades já afirmaram que se a taxa de isolamento continuar caindo e a população não respeitar a quarentena, a reabertura não deve ocorrer no prazo previsto.

Também nesta segunda-feira passou a ser obrigatório o uso de máscara no transporte público.

Acompanhe tudo sobre:Coronavírussao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP