Brasil

Copel está realizando cortes programados de energia em Curitiba; entenda por que isso ocorre

Durante a interrupção, a Copel recomenda o desligamento da chave geral para evitar choques

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de agosto de 2025 às 19h17.

Última atualização em 5 de agosto de 2025 às 19h28.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou que quatro bairros de Curitiba sofrerão interrupções no fornecimento de energia elétrica nesta terça-feira, 5. Os desligamentos programados ocorrerão como parte de uma manutenção e melhorias na rede elétrica.

Os bairros afetados são Uberaba, Tatuquara, Alto da Glória e Juvevê, com um total de até 603 unidades consumidoras, incluindo residências e comércios, que poderão ficar sem energia em horários específicos.

A medida tem como objetivo garantir a segurança e a estabilidade da rede elétrica, mas pode ser cancelada caso as condições climáticas, como chuvas ou ventos fortes, não sejam favoráveis. A Copel orienta que os moradores desliguem a chave geral durante reparos internos, já que a energia pode ser restabelecida antes do previsto.

Investimento da Copel

Os desligamentos fazem parte de um movimento da empresa para modernizar a infraestrutura elétrica no Paraná, com um investimento recorde de R$ 2,5 bilhões previstos para 2025.

A Copel enfatiza que os serviços são para evitar falhas imprevistas, mas que podem ser adiados em caso de condições climáticas adversas. Os moradores e comerciantes devem consultar o site da Copel ou utilizar o aplicativo para confirmar se suas unidades consumidoras serão afetadas pelos desligamentos.

A empresa firmou parcerias como a com a startup Fu2re, que recebeu R$ 12,5 milhões para desenvolver soluções de gestão de redes.

Cuidados

Durante a interrupção, a Copel recomenda o desligamento da chave geral para evitar choques durante reparos. A companhia oferece canais de atendimento, como o telefone 0800 200 0115, o WhatsApp (41) 3013-8973 e o aplicativo Copel, para facilitar o processo de consulta e solicitação de serviços.

Acompanhe tudo sobre:CopelEnergia

Mais de Brasil

Conheça Alfredo Gaspar, deputado que assume relatoria da CPMI do INSS

CPI aprova ouvir 55 pessoas, como Careca do INSS, Lupi e ex-ministros da Previdência

Moraes amplia prazo e dá até segunda para PGR se manifestar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Motta decide incluir ‘PEC da Blindagem’ e fim do foro na pauta da Câmara