Brasil

Copa fortaleceu a imagem do Brasil, diz ministro

Segundo o ministro do Turismo, o legado positivo pode contrapor o "impacto negativo que alguns setores podem ter tido"


	Torcedores: os impactos no turismo estão correspondendo à expectativa
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Torcedores: os impactos no turismo estão correspondendo à expectativa (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 13h52.

São Paulo - O ministro do Turismo, Vinicius Lages, afirmou nesta quinta-feira que ainda não há números finais do impacto econômico da Copa do Mundo e que o desempenho negativo de alguns setores que foram afetados por feriados e baixa movimentação, como a indústria e o varejo, pode ser compensado pelos números do turismo e do legado que o evento deve deixar ao Brasil.

"Ainda vamos fazer um estudo de quanto vale a construção positiva da imagem do Brasil, é algo muito valioso, não tem preço, e a imagem do Brasil certamente foi fortalecida e pode, no balanço geral, contrapor esse impacto negativo que alguns setores podem ter tido", afirmou Vinicius Lages.

O ministro explicou que, antes do início do Mundial, houve uma espécie de "bullying" sobre a capacidade do Brasil em sediar o evento e que isso pode ter atrapalhado a programação do setor privado e dos turistas.

"Não tenho a menor dúvida, aquilo que se projetou antes, falando de obras inacabadas, por exemplo, prejudicou o planejamento. Mas, apesar de todo esse bullying que ocorreu, estamos ganhando", avaliou.

Ele destacou que, em São Paulo e em Porto Alegre, por exemplo, o impacto no turismo deve ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão durante o período de jogos.

"No turismo os impactos estão correspondendo às expectativas", afirmou Vinicius Lages, ressaltando que acredita que o Mundial será um "divisor de águas" para o turismo nacional. "Com certeza será um divisor do ponto de vista da nossa capacidade de poder aproveitar as sinergias que o turismo oferece."

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolCopa do MundoMinistério do Turismo

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul