Brasil

Com popularidade no chão, Temer apela ao Carnaval

Para resgatar carnaval, presidente garantiu repasse de R$ 13 milhões às escolas de samba

Carnaval: Enquanto a economia do Rio sangra, Temer libera financiamento para o Carnaval para atender deputado federal (Ricardo Moraes/Reuters)

Carnaval: Enquanto a economia do Rio sangra, Temer libera financiamento para o Carnaval para atender deputado federal (Ricardo Moraes/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 26 de julho de 2017 às 06h48.

Última atualização em 26 de julho de 2017 às 08h07.

A cada dia, uma nova concessão ao Congresso: este é o recesso de Michel Temer. Nesta quarta-feira, o presidente tem reunião marcada com os ministros Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, Marx Beltrão, do Turismo, e Sérgio Sá Leitão, novo ministro da Cultura, para acertar os ponteiros de uma liberação de verba de 13 milhões de reais em recursos do Tesouro Nacional para o Carnaval do Rio de Janeiro.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Em meio à crise, o peemedebista atende, com a medida, a um pedido do deputado federal Pedro Paulo (PMDB-RJ). A promessa de “resgate” ao Carnaval foi feita em reunião na manhã de ontem entre o presidente, o deputado e representantes das agremiações da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Sabe-se que Temer não está em condição de recusar pedidos de deputados, pois batalha ponto a ponto contra a denúncia por corrupção passiva que corre contra ele na Câmara. Temer deve ligar pessoalmente para 80 deputados antes do retorno do recesso na semana que vem, quando o Congresso volta do recesso e deve definir o destino do presidente.

Por isso, a confiança dos deputados no poder de barganha é tanta que o dinheiro para o carnaval nem foi confirmado pelo Planalto, mas anunciada como certa pelo próprio parlamentar carioca. A situação é boa para todos: a verba é pequena dentro do Orçamento federal, garante mais um aliado na votação e faz de Pedro Paulo o herói do Carnaval carioca, ao recuperar verba equivalente à contingenciada pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB).

O governo de Michel Temer é classificado como ruim ou péssimo por 85% dos brasileiros, segundo o instituto Ipsos divulgou nesta terça-feira. Apenas 2% consideram a gestão como ótima ou boa e outros 11% classificam o governo como regular. Para 95% dos brasileiros, o país está no rumo errado. A pesquisa foi realizada entre 1º e 14 de julho, antes, portanto, do aumento de impostos anunciado na semana passada. Ou seja: a coisa ainda pode piorar. Neste cenário, era inevitável que o presidente se deixasse levar pelo Carnaval.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteCarnavalExame HojeMarcelo CrivellaMichel TemerRio de Janeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas