Brasil

Continuidade de comissão de combate à covid será decidida nesta sexta

Às 15h, o deputado Francisco Jr. (PSD-GO) apresenta seu relatório com avaliações sob o trabalho do governo federal no combate à pandemia

Comissão Mista do Congresso que acompanha o combate à pandemia se reúne nesta quinta (18) (Vinícius Loures/Agência Câmara)

Comissão Mista do Congresso que acompanha o combate à pandemia se reúne nesta quinta (18) (Vinícius Loures/Agência Câmara)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 06h00.

A comissão mista de acompanhamento do combate à covid-19 se reúne nesta sexta-feira (18) para fazer um balanço da atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia - e também discutir sobre a continuidade dos trabalhos da própria comissão. Instalada em 20 de abril, ela promove audiências públicas e reuniões com ministros do poder executivo.

O relatório que trará as conclusões sobre a atuação do governo federal durante o estado de emergência em saúde pública decretado em março é do deputado Francisco Jr (PSD-GO), que o apresentará nessa última reunião. O parlamentar também deve indicar no seu texto se recomenda a continuidade do colegiado. Uma vez que a pandemia não dá sinais de arrefecimento, mas sim de uma segunda onda, a expectativa é de que os trabalhos continuem pelos próximos meses.

No começo de dezembro, um dos convidados da comissão foi o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Na ocasião, o general afirmou que eram poucas as farmacêuticas que tinham de fato a quantidade e o cronograma de entrega efetivo para atender as necessidades brasileiras. O ministro também informou na reunião que as primeiras 15 mil doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegarão ao país entre janeiro e fevereiro.

Além de fiscalizar a construção das estratégias de vacinação, a comissão mista também realiza audiências públicas semanais para debater outras questões relacionadas à pandemia, como as mudanças na educação e estratégias de proteção dos povos indígenas. Pautas econômicas, como auxílio emergencial e crédito para micro e pequenos empresários, também fazer parte das discussões. O ministro da economia, Paulo Guedes, também já participou das reuniões.

Acompanhe tudo sobre:CongressoCoronavírusExame HojePandemiaSaúde

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto