Brasil

Consumo de energia elétrica cresce 3,5% em 2013

Expansão de 6,1% no consumo residencial, para 124,858 mil GWh, puxou a demanda por energia no ano passado


	Cabos de transmissão de energia elétrica: região Centro-Oeste registrou o maior crescimento no consumo de eletricidade, de 7%, para 32,858 mil Gwh
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Cabos de transmissão de energia elétrica: região Centro-Oeste registrou o maior crescimento no consumo de eletricidade, de 7%, para 32,858 mil Gwh (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 19h57.

Rio - O consumo de energia elétrica cresceu 3,5% em 2013 na comparação com 2012, alcançando 463,740 mil GWh, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 29, pela Empresa Pesquisa Energética (EPE).

A expansão de 6,1% no consumo residencial, para 124,858 mil GWh, puxou a demanda por energia no ano passado. A região Centro-Oeste registrou o maior crescimento no consumo de eletricidade, de 7%, para 32,858 mil Gwh.

Os da EPE revelam uma trajetória decepcionante no consumo de energia das indústrias. De 2012 para 2013, a demanda teve ligeira alta de 0,6%, para 184,59 mil Gwh. "O consumo da classe apresentou taxas de crescimento bastante modestas ao longo de todo ano, refletindo a fraca atividade de setores eletrointensivos, como os de extração mineral e alguns segmentos da metalurgia, localizados nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Pará", afirmou a EPE, na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica. O segmento industrial cresceu no Sul do País (+4,6%) e no Centro-Oeste (+7,5%).

Em contrapartida, o consumo residencial teve bom desempenho em 2013, com destaque para a alta de 11,6% na demanda da classe no Nordeste. "A região Nordeste foi a região que mais contribuiu para o aumento do consumo de energia na classe residencial em 2013, superando, pela primeira vez, neste tipo de análise, a região Sudeste, que, por concentrar a maior parte do consumo da classe no país (51%), tradicionalmente oferece a maior contribuição", informou a EPE.

O consumo comercial também aumentou 5,7% no período, alcançando 83,712 mil GWh. Novamente, a região Nordeste apresentou a maior demanda, crescendo 8,7%. "Alguns indicadores setoriais ajudam a entender este resultado. Relacione-se, em especial, os índices ligados ao nível de emprego no setor terciário e à expansão da atividade do comércio varejista", explicou a EPE.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaEletricidade

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha