Brasil

Consulados devem assistir crianças brasileiras em abrigos nos EUA

Integrantes consulares vão realizar visitas a menores e fornecer informações aos pais sobre possíveis caminhos jurídicos para a recuperação de guarda

Filhos de imigrantes: 49 meninos e meninas brasileiros estavam nesse tipo de instalação, segundo o Itamaraty (Jose Luis Gonzalez/Reuters)

Filhos de imigrantes: 49 meninos e meninas brasileiros estavam nesse tipo de instalação, segundo o Itamaraty (Jose Luis Gonzalez/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 20 de junho de 2018 às 22h07.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota hoje (20) orientando os consulados do Brasil nos Estados Unidos a mapear os abrigos onde as crianças brasileiras que foram separadas dos pais estão instaladas. Eles também deverão prestar assistência a elas com visitas constantes e fornecer informações aos pais sobre possíveis caminhos jurídicos para a recuperação da guarda dos meninos e meninas apartados.

O Itamaraty disse que "acompanha com muita preocupação" a situação das crianças brasileiras e afirma que espera a "efetiva revogação da prática de separação" de crianças e pais identificados e capturados tentando imigrar ilegalmente para os Estados Unidos.

O órgão também recomendou aos membros dos consulados promover campanhas de esclarecimento sobre os riscos de cruzar a fronteira dos EUA ilegalmente e diálogo permanente com o governo estadunidense sobre temas consulares.

A separação das famílias havia sido determinado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, mas foi cancelado após novo decreto publicado por Trump hoje.

Em entrevista concedida hoje à Agência Brasil, o cônsul-geral adjunto do Brasil na cidade de Houston, Felipe Santarosa, afirmou que pelo levantamento do Itamaraty 49 meninos e meninas brasileiros estavam nesse tipo de instalação.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ImigraçãoMinistério das Relações Exteriores

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura