Brasil

Conselho destitui relator do caso Delcídio do Amaral

A defesa de Delcídio tinha pedido a substituição do relator porque o partido dele declarou apoio à representação contra o senador


	Delcídio Amaral: as regras do Conselho de Ética estabelecem que os partidos que representam contra o réu não podem relatar o caso
 (Jane de Araújo/ Agência Senado)

Delcídio Amaral: as regras do Conselho de Ética estabelecem que os partidos que representam contra o réu não podem relatar o caso (Jane de Araújo/ Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2016 às 20h24.

O Conselho de Ética do Senado destituiu hoje (24) o relator do processo contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Ataídes de Oliveira (PSDB-TO). O sorteio do novo relator será na próxima semana.

A defesa de Delcídio tinha pedido a substituição de Ataídes porque o partido dele declarou apoio à representação contra o senador petista.

A representação foi assinada apenas pelo PPS e pela Rede, mas o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), declarou à imprensa na época que o partido não assinaria do documento porque tinha interesse em ficar com a relatoria.

As regras do Conselho de Ética estabelecem que os partidos que representam contra o réu não podem relatar o caso porque não teriam imparcialidade no processo. Agora o PSDB deverá ficar fora do novo sorteio.

O relator que pegar o caso terá como primeira missão analisar a defesa prévia de Delcídio do Amaral e dar parecer sobre a abertura do processo – com a oitiva de testemunhas e o recolhimento de provas – ou se o caso deve ser arquivado.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosSenadoDelcídio do AmaralOposição políticaPSDB

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso