Brasil

Conselho de Ética deve instaurar amanhã processo contra Nelson Meurer

Se órgão aprovar parecer que recomende a cassação do primeiro parlamentar em exercício condenado na Lava Jato, decisão final caberá ao plenário da Câmara

Nelson Meurer: ele foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro (Viola Junior/Câmara dos Deputados/Reprodução)

Nelson Meurer: ele foi condenado a 13 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro (Viola Junior/Câmara dos Deputados/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de junho de 2018 às 15h42.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve instaurar nesta terça-feira, 19, processo contra o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), primeiro parlamentar em exercício condenado no âmbito da Operação Lava Jato. A informação foi dada ao Broadcast serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, pelo presidente do colegiado, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). As representações contra Meurer partiram das siglas Rede e PSOL.

Após instauração do processo, serão sorteados três deputados da comissão, dos quais um será escolhido pelo presidente do conselho para ser o relator do caso. Se o órgão aprovar um parecer que recomende a cassação de Nelson Meurer, a decisão final caberá ao plenário da Câmara dos Deputados.

De acordo com Nascimento, a grande quantidade de processos no colegiado vem dificultando a celeridade do trâmite do processo contra Meurer. "O problema é que o Conselho de Ética tem vários processos ao mesmo tempo. O caso de Meurer é o sétimo da lista".

Meurer foi condenado na Operação Lava Jato, em maio deste ano, a 13 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O parlamentar é acusado de ter recebido propina de R$ 29 milhões no esquema de corrupção da Petrobras. Apesar da condenação, Meurer segue em liberdade porque ainda aguarda o julgamento dos embargos de declaração na terceira instância.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCorrupçãoOperação Lava JatoProgressistas (antigo PP)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas