Brasil

Conselho de Ética aceita parecer de cassação de Cunha

Por 11 votos a 9, foi votada a admissibilidade do relatório do deputado Marcos Rogério (PDT)

Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, durante sessão da Casa (Ueslei Marcelino/Reuters)

Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, durante sessão da Casa (Ueslei Marcelino/Reuters)

Raphael Martins

Raphael Martins

Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 14h50.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 12h05.

São Paulo – Por 11 votos a 9, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara decidiu pela admissibilidade do relatório do deputado Marcos Rogério (PDT) que pede o prosseguimento do processo de cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

Foram oito sessões até o processo chegar nesse estágio, com postergações da chamada "Tropa de Choque" de Cunha e até mesmo manobra para a troca do antigo relator, Fausto Pinato (PRB) — aliados alegaram que Pinato integrou um bloco que elegeu Cunha como presidente da Câmara no início do ano, portanto seria ilegítimo como relator.

O pedido foi protocolado há mais de 60 dias pela Rede Sustentabilidade e o PSOL, embasado na quebra de decoro parlamentar de Cunha em depoimento à CPI da Petrobras.

Segundo os dois partidos, Cunha mentiu sobre a posse de contas controladas por ele na Suíça através de empresas de fachada. Pesa ainda o fato de o deputado estar envolvido nas investigações da Operação Lava Jato, acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Aprovado, o parecer gera agora uma notificação ao presidente da Câmara. Cunha tem 10 dias úteis para apresentar sua defesa.

Com a resposta em mãos, o relator terá 40 dias úteis para pedir documentos e realizar oitivas. Ele prepara então o parecer final. Se aprovado, este parte para votação no plenário da Câmara, que pode cassar o mandato de Cunha.

Veja aqui como foi a cobertura ao vivo da sessão de hoje do Conselho de Ética.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCassaçõesEduardo CunhaMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado