Brasil

Congresso volta; Abertura dos Jogos…

Na semana -Voltam os trabalhos na Câmara do Deputados depois do recesso branco. A pauta do segundo semestre é extensa: devem ser votados a cassação da presidente afastada Dilma Rousseff e do deputado Eduardo Cunha, os pacotes de ajuste fiscal e reforma trabalhista. Devido às eleições, que ocorrem em outubro, e às Olimpíadas, que começam […]

CÂMARA: para opositores, delação pode atingir governo /  / Câmara dos Deputados (Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

CÂMARA: para opositores, delação pode atingir governo / / Câmara dos Deputados (Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2016 às 05h43.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h32.

Na semana

-Voltam os trabalhos na Câmara do Deputados depois do recesso branco. A pauta do segundo semestre é extensa: devem ser votados a cassação da presidente afastada Dilma Rousseff e do deputado Eduardo Cunha, os pacotes de ajuste fiscal e reforma trabalhista. Devido às eleições, que ocorrem em outubro, e às Olimpíadas, que começam na sexta-feira, as semanas de trabalho na Câmara, que duram normalmente três dias, devem durar só dois.

– O presidente da Fifa, Gianni Infantino, faz sua primeira visita ao Brasil para se reunir com membros do Comitê Olímpico Internacional e da CBF

Segunda-feira 1

– O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se reúne com os líderes partidários para falar sobre os trabalhos da Casa nos próximos dias. Até o dia 5 de agosto, muitos deputados querem se concentrar nas convenções que definirão os candidatos nas eleições municipais.

– Em uma sessão que acontece às 16h, os deputados devem votar o projeto da renegociação da dívida dos estados, que está trancando a pauta da Câmara. O texto, negociado com o Executivo, alonga as dívidas dos estados em 20 anos, mas estabelece que os governadores devem reduzir despesas com pessoal e incentivos fiscais.

Terça-feira 2

– Os deputados devem analisar a medida provisória que prorroga por três anos o prazo do programa Mais Médicos. Criado, em 2013, o programa tem um orçamento anual de 2,7 bilhões de reais e conta com 18.000 médicos, 11.000 deles cubanos. Um dos objetivos do governo é aumentar a participação de médicos brasileiros.

– A Câmara deve votar uma medida provisória que libera 80 milhões de reais para o ministério do Esporte para a realização dos Jogos Olímpicos; os deputados devem votar ainda a liberação de 150 milhões de reais para a justiça eleitoral para as eleições municipais de outubro.

– O senador Antonio Anastasia apresenta seu parecer a respeito do relatório de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Começa, assim, a fase final do processo. O julgamento está previsto para o dia 29 de agosto.

Quarta-feira 3

– Começam a ser disputados as primeiras modalidades das Olimpíadas, com jogos do futebol feminino no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte.

Quinta-feira 4

– O parecer de Antonio Anastasia deve ser votado na Comissão do Impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Sexta-feira 5

– Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no Maracanã. Estão confirmados 45 chefes de estado, como o francês François Hollande, o italiano Matteo Renzi e o argentino Mauricio Macri. A presidente afastada Dilma Rousseff não participará. A pentatleta Yane Marques, bronze em Londres, será porta-bandeira do time brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

Previsão do tempo: Primavera com 'cara' de verão? SP deve ter calor em todos os dias desta semana

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está nos EUA para fugir de responsabilização judicial

Vai ter feriado em outubro? Veja calendário do mês

Previsão do tempo em outubro: saiba como deve ser o clima sem confirmação de La Niña