Brasil

Congresso retoma análise do projeto de cálculo do superávit

Aessão do Congresso que analisará dois vetos presidenciais e o projeto que altera o cálculo da meta de superávit foi retomada nesta quarta-feira


	Congresso Nacional: deputados e senadores terão que analisar dois vetos presidenciais
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Congresso Nacional: deputados e senadores terão que analisar dois vetos presidenciais (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 10h05.

Brasília - A sessão do Congresso que analisará dois vetos presidenciais e o projeto que altera o cálculo da meta de superávit foi retomada nesta quarta-feira, depois de ser suspensa na noite de terça-feira pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), devido a um tumulto nas gelarias do plenário da Câmara dos Deputados.

O vice-presidente do Congresso, Arlindo Chinaglia (PT-SP), no comando da sessão, determinou um período de espera de 30 minutos para que seja confirmado o quórum de abertura dos trabalhos.

Deputados e senadores terão que analisar dois vetos presidenciais, que serão votados por cédula de papel, antes de se debruçar sobre o projeto que permite abater do cálculo da meta de superávit primário a totalidade das desonerações tributárias feitas pelo governo e dos investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na prática, o projeto desobriga o governo federal de realizar um superávit primário.

A sessão foi suspensa pelo presidente do Congresso na noite de terça-feira depois que Renan pediu aos seguranças da Câmara e do Senado que retirassem das galerias os manifestantes contrários à aprovação do projeto.

Para evitar o esvaziamento das galerias, deputados da oposição cercaram os manifestantes e trocaram agressões com os seguranças para que eles não usassem a força para cumprir a determinação de Renan.

Governistas argumentam que o projeto é necessário para garantir as desonerações e os investimentos em infraestrutura. Já a oposição alega que a proposta pretende livrar a presidente Dilma Rousseff do crime de responsabilidade por descumprimento da meta.

Acompanhe tudo sobre:CongressoPolítica monetária

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU