Brasil

Congresso promulga PEC que legaliza prática da vaquejada

A PEC inclui na Constituição Federal que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais"

Vaquejada: a aprovação da matéria foi uma resposta do Legislativo à recente decisão do STF, que considerou a prática ilegal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vaquejada: a aprovação da matéria foi uma resposta do Legislativo à recente decisão do STF, que considerou a prática ilegal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de junho de 2017 às 14h24.

Brasília - O Congresso Nacional promulgou na manhã desta terça-feira, 6, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que legaliza a prática da vaquejada em todo o Brasil.

A sanção ocorreu durante sessão solene do Senado, presidida pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE). O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também participou do evento.

A PEC legaliza a vaquejada ao incluir na Constituição Federal que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais".

Em novembro, Câmara e Senado aprovaram de forma relâmpago projeto que transformou a vaquejada e o rodeio em manifestações culturais e patrimônios imateriais do Brasil. A lei já foi sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB).

A regulamentação da vaquejada por meio da PEC foi aprovada no Congresso com o apoio principalmente de parlamentares das bancadas do Nordeste, onde a prática é mais comum.

A aprovação da matéria foi uma resposta do Legislativo à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a prática ilegal em decorrência da crueldade contra os animais.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisCongressoGoverno

Mais de Brasil

Eleições 2024: as 26 capitais que terão pesquisas eleitorais sobre a disputa para prefeito

Rose Modesto tem 30,1% e Beto Pereira, 27%, em Campo Grande, diz pesquisa Futura

Quem são os candidatos a prefeito de Boa Vista nas eleições municipais de 2024

Quem são os candidatos a prefeito de Belém nas eleições municipais de 2024