Brasil

Congresso promulga emenda que aumenta repasses a municípios

Congresso Nacional promulgou, nesta terça-feira, emenda constitucional que aumenta os repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios


	Congresso Nacional: texto estabelece um aumento de 1 ponto percentual no total destinado pela União ao FPM de forma gradual
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Congresso Nacional: texto estabelece um aumento de 1 ponto percentual no total destinado pela União ao FPM de forma gradual (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2014 às 13h13.

Brasília - O Congresso Nacional promulgou, nesta terça-feira, emenda constitucional que aumenta os repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O texto, previamente aprovado por senadores e deputados com o apoio do governo, estabelece um aumento de 1 ponto percentual no total destinado pela União ao FPM de forma gradual: 0,5 ponto percentual em 2015 e 0,5 ponto em 2016.

Atualmente, a Constituição determina que 23,5 por cento dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sejam repassados ao FPM. Com a PEC, esse percentual sobe para 24,5 por cento.

Segundo o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), com a emenda, o repasse ao FPM previsto para julho de 2015 será de 1,4 bilhão de reais e as prefeituras terão, em julho de 2016, uma renda adicional de 2,8 bilhões de reais.

A Secretaria do Tesouro Nacional estima que neste ano serão repassados 65,9 bilhões de reais ao FPM. Até outubro foram repassados 49,7 bilhões de reais.

O aumento dos repasses federais a municípios é demanda recorrente de prefeitos, que deparam-se com a queda do volume de recursos do FPM frente à desaceleração da economica e à desoneração do IPI promovida pelo governo federal paa estimular a indústria. 

Acompanhe tudo sobre:CongressoImpostosLeãoLegislação

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades