Brasil

Congresso promulga Emenda do Orçamento Impositivo

Em sessão solene, o Congresso promulgou a Emenda Constitucional 86, conhecida como PEC do Orçamento Impositivo


	Congresso: texto obriga o governo a executar as emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União até o limite de 1,2% da receita corrente líquida
 (Arthur Monteiro/Agência Senado)

Congresso: texto obriga o governo a executar as emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União até o limite de 1,2% da receita corrente líquida (Arthur Monteiro/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2015 às 15h14.

Em sessão solene, o Congresso Nacional promulgou hoje (17) a Emenda Constitucional 86, conhecida como Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo.

A matéria foi aprovada no plenário da Câmara em fevereiro e obriga o governo a executar as emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União até o limite de 1,2% da receita corrente líquida.

Até a mudança os parlamentares não tinham garantias de que suas emendas seriam liberadas, cabia ao governo decidir quais e quando elas seriam executadas.

Pela nova regra – que já será aplicada em cima da proposta orçamentária de 2015 – metade das emendas impositivas deve ser destinada à saúde. O valor não pode ser usado para pagamento de pessoal ou de encargos sociais, mas pode ser usado para outros gastos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A emenda também estabelece que a União deve aumentar o investimento em saúde, passando de 13,2% em 2014 até 15% em 2018. Atualmente, os estados já são constitucionalmente obrigados a aplicar 15% de seus orçamentos e os municípios, 12%.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaCongresso

Mais de Brasil

Dino diz que ordens de tribunais internacionais integrados pelo Brasil seguem com eficácia imediata

'Não vamos permitir preconceito', diz ministro do Turismo sobre veto de alimentos na COP 30

Níveis de reservatórios em São Paulo estão no menor nível desde a crise hídrica de 2015

Previsão do tempo: São Paulo deve ter calor e rajadas de vento nesta terça-feira, 19