Brasil

Congresso deve votar projetos que liberam crédito para o Auxílio Brasil

O Orçamento de 2022 reserva 35,3 bilhões de reais para o pagamento do auxílio, mas é preciso aprovar o complemento para garantir um aumento no benefício, que deve ter um valor médio de 400 reais

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília (Ueslei Marcelino/Reuters)

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília (Ueslei Marcelino/Reuters)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 11 de novembro de 2021 às 06h00.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

O Congresso deve votar nesta quinta-feira, 11, dois projetos que buscam viabilizar o Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família: um muda o Plano Plurianual (PPA) para prever 76,4 bilhões de reais de despesa com o benefício até 2023 e o outro abre crédito especial de 9,364 bilhões de reais para o Ministério da Cidadania pagar o auxílio.

Os recursos do crédito especial serão remanejados das despesas previstas no Bolsa Família. O projeto, apesar de mudar o plano em vigor para permitir a execução do benefício, não exclui do PPA o Bolsa Família. Ele só será revogado após a tramitação da Medida Provisória (MP) 1061/21, que cria o novo auxílio.

A sessão será semipresencial, com votações separadas. Primeiro, os deputados vão votar, a partir das 10h. Depois, às 16h, as propostas passarão pelos senadores. Os dois projetos foram aprovados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) na terça-feira, 10.

O Orçamento de 2022 reserva 35,3 bilhões de reais para o pagamento do auxílio, mas é preciso aprovar o complemento para garantir um aumento no benefício, que deve ter um valor médio de 400 reais.

O governo pretende ampliar o atendimento do Auxílio Brasil para 17 milhões de famílias. Atualmente, 14,6 milhões são atendidas pelo Bolsa Família. A média de pagamento aos beneficiários hoje é de 189 reais.

Acompanhe tudo sobre:CongressoBolsa famíliaAuxílio Brasil

Mais de Brasil

Julgamento do recurso de Bolsonaro no STF termina nesta sexta

Leilão da Ferrogrão acontecerá no 1º semestre de 2026, diz presidente da ANTT

Alerta do TCU sobre estatais e rombo nos Correios viram arma para oposição

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP