Ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro (Montagem/Exame)
Da Redação
Publicado em 20 de outubro de 2022 às 06h00.
Os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm compromissos em diferentes estados nesta quinta-feira, 20. Confira, por ordem alfabética, a agenda dos presidenciáveis:
Bolsonaro estará em São Paulo (SP) para encontro com influenciadores, às 10h (rua do Livramento 250, apartamento 161, ao lado do CMSE). Às 11h30, ele será entrevistado pelo Diário Grande ABC, em São Paulo.
Às 16h, Bolsonaro se encontrará com prefeitos do estado de São Paulo. Às 19h, participará do podcast Inteligência Ltda (Rua Paulo III, 369 - Condomínio Jardim Vitória Régia, Vila Andrade, São Paulo/SP).
Lula participará de duas caminhadas no Rio de Janeiro. A primeira será em São Gonçalo (RJ), ao meio-dia, partindo da Praça Estephânia de Carvalho, conhecida como praça Zé Garoto. A segunda será no bairro de Pe. Miguel, na cidade do Rio de Janeiro, às 17h30. Local da partida: Pão Chic (R. Figueiredo Camargo, 351).
Antes das caminhadas, às 10h, Lula fará um atendimento à imprensa no hotel Pestana, em Copacabana (Av. Atlântica, 2964).
Para o cargo de presidente, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. Em 2022, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.
O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.
Veja também
O segundo turno é somente para cargos de governador e presidente, caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos. Para estado sem segundo turno, há votação somente para presidente.
Nas eleições de 2022, doze estados vão ter a definição em uma segunda etapa: São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, e Rondônia.
Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.
Indecisos e migração de eleitores. Essas duas variáveis são as hipóteses apontadas por institutos de pesquisas eleitorais para explicar a diferença entre o que as sondagens indicavam e o resultado das urnas no primeiro turno das eleições 2022.
Há um ainda um terceiro elemento, menos determinante, mas também com algum grau de impacto: a falta de um Censo atualizado. A metodologia das pesquisas eleitorais leva em conta os dados oficiais para retratar, proporcionalmente, a cara do Brasil.
O último Censo demográfico foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Em 2020 havia a previsão de uma nova rodada de entrevistas para entender o perfil dos brasileiros, mas a realização da pesquisa foi suspensa por conta da pandemia de covid-19. Em 2021, cortes orçamentários suspenderam a realização, mas o Supremo Tribunal Federal obrigou o governo a fazer o Censo, cuja coleta começou neste ano.