Brasil

Confira o que abre e o que fecha em São Paulo no feriado de Tiradentes

Vale lembrar que a cidade está na "fase de transição" do Plano SP, entre a vermelha e a laranja

 (Eduardo Frazão/Exame)

(Eduardo Frazão/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de abril de 2021 às 16h16.

Diferentemente de algumas cidades que também anteciparam o feriado de Tiradentes, além de outras comemorações, na capital paulista a data foi mantida para esta quarta-feira, 21. Neste dia, alguns serviços não vão funcionar. Outros, porém, como o rodízio de veículos, estão mantidos normalmente. Alguns equipamentos administrados pelo Município podem ainda ter os horários de funcionamento alterados.

Vale lembrar que a cidade está na "fase de transição" do Plano SP, entre a vermelha e a laranja, ou seja, além de todos os serviços essenciais que já estavam permitidos na fase vermelha, a nova fase também permite a abertura de outros segmentos. O toque de recolher entre 20h e 5h continua valendo para todo o Estado, assim como o teletrabalho (home office) para atividades administrativas não-essenciais. Confira aqui mais informações.

Veja o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo no feriado de Tiradentes

Bancos

As instituições financeiras não abrem nesta quarta-feira. Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

As contas de consumo e carnês com vencimento em 21 de abril podem ser pagos, sem acréscimo, na quinta-feira, 22. Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores Brasileira, B3, afirma que não haverá pregão nesta quarta-feira, por se tratar de feriado nacional.

Vacinação da covid-19

Algumas unidades de saúde abrem nesta quarta-feira para vacinação.

AMAs/UBSs Integradas

Funcionam das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados. Veja aqui a lista com os endereços das unidades.

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Abrem somente para vacinação contra a covid-19, das 7h às 19h. 

Grupos prioritários no momento:

Professores e funcionários da educação começaram a ser vacinados no dia 10 de abril. Podem ser imunizados os profissionais que atuam nas escolas das redes pública e privada com idade a partir de 47 anos. Fazem parte da lista aqueles que atuam em diversas funções, como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários.

Idosos com 67 anos ou mais.

Profissionais de saúde com 47 anos ou mais. Confira a categoria conforme instrutivos. Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas ambulatórios, laboratórios e outros locais. Confira a classificação dos profissionais: médicos, enfermeiros/técnicos e auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas/terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos/técnicos de laboratórios que façam coleta de RT-PCR Sars-CoV-2 e análise de amostra de covid-19, farmacêuticos/técnico de farmácia, odontólogos/auxiliar e técnico de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários.

Pessoas em situação de rua cadastradas nos Centros de Acolhida.

Ampliação aos demais trabalhadores de cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.

Trabalhadores no atendimento direto a vulneráveis da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Trabalhadores no atendimento direto a vulneráveis da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Idosos de 65 e 66 anos começam a ser imunizados nesta quarta-feira de feriado.

Saúde

Nesta quarta-feira, os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionarão o dia todo.

Os Centros de Atenção Psicossocial III (Caps III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas. Não estarão abertos ao público. Já o CAPS AD IV Redenção estará aberto ao público neste feriado. Os Caps II permanecem fechados.

As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) ficarão fechadas. A Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), que abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também não funcionarão no feriado de Tiradentes.

As AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão no feriado.

Abastecimento

Os mercados e sacolões municipais, feiras livres e centrais de abastecimento estão autorizados a operar por tratarem de comércio alimentício e serem serviços essenciais para a população. Clique aqui para conferir mais informações.

Fundação Pró-Sangue

Posto Clínicas

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar - Cerqueira César

Funcionará das 8 às 17h

Posto Regional de Osasco

R. Ari Barroso, 355 - Presidente Altino

Funcionará das 8h às 16h30

Posto Barueri

R. Angela Mirella, 354 Térreo - Jd. Barueri

Fechado nesta quarta-feira

Posto Mandaqui

R. Voluntários da Pátria, 4227 - Mandaqui

Fechado nesta quarta-feira

Posto Stella Maris

R. Maria Cândida Pereira, 568 - Itapegica

Fechado nesta quarta-feira

Posto Dante Pazzanese

Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Fechado nesta quarta-feira

Rodízio de veículos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), afirma que devido à manutenção do toque de recolher determinado pelo governo estadual, o rodízio municipal para veículos de passeio vigora normalmente de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h do dia seguinte, de acordo com o fim da placa, inclusive nos feriados.

Caminhões e demais restrições

O rodízio de caminhões fica suspenso durante o feriado. A restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) e na Zona Máxima de Restrição de Fretados (ZMRF) também não se aplica durante os feriados. A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização de cada local.

Escolas

As instituições de ensino não terão aulas presenciais nesta quarta-feira.

Parques

Os parques municipais permanecerão fechados ao público até sexta-feira, 23.

Cultura

Os atendimentos presenciais de todos os espaços culturais da cidade de São Paulo continuam suspensos durante a "fase de transição" do Plano SP.

Ecopontos

O horário de funcionamento continua de segunda a sábado, das 6h às 20h, e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

Sabesp

Para serviços emergenciais, a central de atendimento telefônico 195 (para região metropolitana de São Paulo e região de Bragantina) ou 0800 055 0195 (para demais cidades do interior e litoral) funciona 24 horas. Da mesma forma é o atendimento pelo site e o aplicativo Sabesp Mobile (Android e iOS). Para os serviços comerciais, não haverá expediente no feriado.

Os postos da Sabesp nas unidades do Poupatempo (capital, Grande São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente e São José dos Campos) permanecem fechados nesta "fase de transição" do Plano SP.

Hospitais veterinários

Os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul ficarão fechados no feriado. O atendimento retorna na quinta-feira, com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão do coronavírus por meio do distanciamento social.

Feriados antecipados pela Prefeitura de São Paulo neste ano

A Prefeitura antecipou os feriados de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022, além do aniversário da cidade de 2022 para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril de 2021.

Acompanhe tudo sobre:BancosCoronavírusFeriadosPandemiasao-pauloVacinas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas