Brasil

Confiança do empresário sobe 0,7% em março e tem a 4ª alta consecutiva, diz FecomercioSP

Resultado positivo foi puxado pelo crescimento de 2,8% nas perspectivas futuras dos empresários

Comércio: empresários estão mais confiantes (Eduardo Frazão/Exame)

Comércio: empresários estão mais confiantes (Eduardo Frazão/Exame)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de abril de 2024 às 12h46.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) avançou 0 7% na passagem de fevereiro para março, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Foi a quarta alta consecutiva do índice, que chegou a 111 pontos, maior nível desde outubro de 2023.

O resultado positivo foi puxado pelo crescimento de 2,8% nas perspectivas futuras dos empresários, aponta a FecomercioSP, que também destaca o aumento de 3% nas expectativas com a economia do País entre os participantes da pesquisa.

Na avaliação da federação, o ciclo de queda dos juros, aliado ao aumento da massa de salários, está entre os vetores que explicam esse resultado positivo.

O otimismo com o futuro, porém, não reflete na avaliação dos empresários do setor sobre o presente. O índice de condições presentes caiu 1,3% entre fevereiro e março e a propensão para investimentos recuou 0,3% no período.

A cautela, avalia a FecomercioSP, está relacionada ao alto endividamento das famílias e a algumas incertezas no ambiente macroeconômico. Neste contexto, a federação destaca que os investimentos permanecem em níveis abaixo dos observados no segundo semestre de 2023.

"Com os efeitos da queda da taxa de juros e a melhora do mercado de trabalho, que, por consequência, gera mais renda disponível das famílias, o empresariado espera que suas receitas melhorem nos próximos meses", pontua o assessor econômico da FecomercioSP Thiago Freitas.

"Isso, porém, acaba ofuscado pelo elevado nível de endividamento das empresas e dos consumidores que, somado ao alto custo financeiro, desestimula significativamente os investimentos". ressalta.

Acompanhe tudo sobre:Comércio

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP