Brasil

Condições para negociar salário melhoraram em novembro

A relação entre o número de vagas por candidato avançou 2,7% na passagem de outubro para novembro


	Negociação: nível é similar ao de quatro anos e meio atrás
 (Thinkstock/Creatas Images)

Negociação: nível é similar ao de quatro anos e meio atrás (Thinkstock/Creatas Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2016 às 10h59.

São Paulo - O poder de barganha dos trabalhadores brasileiros na hora de negociar seus salários subiu pelo segundo mês consecutivo em novembro, mas permanece nos níveis mais baixos desde meados de 2011.

A informação é do levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em dados da empresa de recrutamento online Catho, divulgado em primeira mão pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

A relação entre o número de vagas por candidato avançou 2,7% na passagem de outubro para novembro, mas, apesar da melhora, o índice acumula quedas de 29,7% nos onze primeiros meses do ano e 35,2% na comparação com novembro de 2014.

O nível é similar ao de quatro anos e meio atrás e indica que, com menos vagas disponíveis no mercado de trabalho, os empregados têm menos chances de conseguir vagas e salários melhores enquanto os patrões ficam em condições mais vantajosas ao negociar com funcionários ou candidatos.

A melhora na relação do número de vagas por candidato em novembro tem relação direta com a maior oferta de oportunidades de trabalho. No mês, houve acréscimo de 3,3% no número de novas vagas de emprego ante outubro, segundo a pesquisa Catho-Fipe. Este é o único dado com resultados disponíveis também referentes a dezembro.

No último mês do ano, a quantidade de novas vagas de emprego cresceu 1,3% em relação a novembro. Apesar da alta na margem, no acumulado de 2015, as novas vagas de emprego diminuíram 12,7% e, em relação a dezembro de 2014, o recuo foi de 5,2%.

Metodologia

O Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego é calculado com base em dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho. De acordo com a Fipe, o valor está relacionado à dinâmica da atividade econômica do País, em especial à geração de postos de trabalho. Já o indicador Catho-Fipe de Vagas por Candidato é a razão entre as vagas abertas e o número de candidatos de um período.

Acompanhe tudo sobre:DesempregoFipeSalários

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos