Brasil

Condenado a 41 anos, Dirceu deve responder a novo processo

"Nosso lugar (dele e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pela Lava Jato) é aqui. Na cadeia você luta", disse o líder petista

Ano de 2019 deve começar com o reinício da terceira ação penal contra José Dirceu na Lava Jato (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Ano de 2019 deve começar com o reinício da terceira ação penal contra José Dirceu na Lava Jato (Antonio Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de dezembro de 2018 às 13h10.

São Paulo - O ano de 2019 deve começar com o reinício da terceira ação penal contra José Dirceu na Lava Jato. Trata-se de processo no qual o Ministério Público Federal o denunciou pelo suposto recebimento de R$ 2,4 milhões em propinas de duas empreiteiras a partir de contratos com a Petrobras. A denúncia fora apresentada em 2017, quando Dirceu deixou a prisão. O então juiz Sérgio Moro a aceitou em fevereiro de 2018, mas suspendeu o processo por um ano - o prazo se encerra em fevereiro.

Dirceu, de 72 anos, já foi condenado em dois processos a penas que somadas chegam a 41 anos de prisão - que deve voltar a cumprir quando os processos transitarem em julgado. "Minha mãe dizia que Deus é grande e poderosos e, às vezes, generoso. Espero que Ele seja generoso comigo e demore o máximo possível." Sobre a perspectiva de voltar à cadeia, o líder petista disse: "É a vida, meu caro, fazer o quê? Eu tenho de enfrentá-la e transformá-la e vivê-la."

Dirceu diz que terá de passar mais sete anos em regime fechado. "Nosso lugar (dele e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pela Lava Jato) é aqui. Na cadeia você luta. Eu não escrevi um livro na prisão? A vida continua em uma prisão. É uma outra vida. É quase contra a condição humana; não ter liberdade. Tenho de sobreviver na prisão. Vou enfrentar a Justiça e me defender. Não tem outro caminho."As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:José DirceuMinistério PúblicoOperação Lava Jato

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros