Brasil

Concessionária de Viracopos admite atraso em obras

Aeroportos Brasil disse que vai conseguir entregar completamente concluída apenas uma das quatro grandes obras previstas no contrato de concessão


	Aeroporto de Viracopos, em Campinas: concessionária informou que apenas as adequações da pista de pousos e decolagens e das pistas de taxiamento estarão 100% prontas
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

Aeroporto de Viracopos, em Campinas: concessionária informou que apenas as adequações da pista de pousos e decolagens e das pistas de taxiamento estarão 100% prontas (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 20h15.

Campinas - A concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, admitiu publicamente nesta quarta-feira, 7, que vai conseguir entregar completamente concluída apenas uma das quatro grandes obras que estavam previstas no contrato de concessão, assinado em fevereiro de 2012, com o governo federal.

Em nota, a Aeroportos Brasil Viracopos - formada pela Triunfo Participações, UTC Participações, Infraero e Egis Airport Operation - informou que apenas as adequações da pista de pousos e decolagens e das pistas de taxiamento já existentes estarão 100% prontas no dia 11 - data estipulada para entrega do novo terminal de passageiros.

O novo terminal, que terá capacidade para até 22 milhões de passageiros por ano, está com 92% das obras concluídas. O edifício-garagem com capacidade para 4 mil vagas, outro item contratual, está com 95% da estrutura montada e o novo pátio de aeronaves (com 37 posições) e as novas pistas para taxiamento de aviões estão com 97% das obras concluídas.

Pelo contrato, se a obra não for entregue dentro do prazo, a multa prevista é de R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia de atraso. Na próxima semana, técnicos da Secretaria de Aviação Civil devem vistoriar os três primeiros aeroportos concedidos pelo governo federal em 2012 (Viracopos, Cumbica, em Guarulhos, e JK, em Brasília).

Na nota, a concessionária ressalta que "apesar do pequeno atraso nas obras", Viracopos estará preparado para receber as sete delegações da Copa do Mundo que usarão o terminal como base.

Como o jornal "O Estado de S. Paulo" havia informado, o novo terminal de passageiros funcionará com apenas um terço de sua estrutura durante a Copa. Só os voos das delegações de seleções, de autoridades e da TAP - que opera voos semanais para Portugal - usarão a estrutura. Voos domésticos da Azul, TAM e Gol serão realizados no antigo terminal.

Dos três piers do novo terminal, apenas um estará funcionando, o resto continuará em obras. Oficialmente a concessionária não confirma, mas o grupo negocia com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) a aplicação de multa proporcional ao atraso. O valor da multa e se ela será aplicada só serão divulgados após as vistorias do órgão.

Mudança

A transferência das operações das companhias aéreas brasileiras será feita após a Copa, com prazo final até outubro. A concessionária informou que acertou essa mudança com as companhias Azul, TAM e Gol.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilSetor de transporteTransportestransportes-no-brasilViracopos

Mais de Brasil

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Reforma Tributária: pedido de benefícios é normal, mas PEC vetou novos setores, diz Eurico Santi

Ex-vice presidente da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual