Brasil

Computador é o mais usado para acessar a internet no país

Na região Norte, o celular predomina


	Homem utiliza computador: na média do país, 88,4% dos domicílios com acesso à internet utilizam o microcomputador
 (AFP)

Homem utiliza computador: na média do país, 88,4% dos domicílios com acesso à internet utilizam o microcomputador (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2015 às 14h46.

Rio de Janeiro - O microcomputador é o meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet, seguido do telefone móvel celular e do tablet, de acordo com um suplemento especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 divulgado nesta quarta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na região Norte, porém, as dificuldades de acesso e a infraestrutura menos desenvolvida colocam o telefone celular à frente em termos de uso da rede.

Na média do País, 88,4% dos domicílios com acesso à internet utilizam o microcomputador.

Na sequência aparecem o telefone celular (53,6%), o tablet (17,2%), a televisão (2,7%) e outros equipamentos, incluindo videogames (0,7%).

Na região Norte, porém, o uso do celular para acessar a rede ocorre em 75,4% dos domicílios com internet, enquanto os microcomputadores são empregados por 64,8%.

No caso do telefone móvel, o porcentual de utilização é o maior entre todas as cinco regiões.

O segundo colocado nesse ranking é o Nordeste (56,0%).

"Uma explicação pode ser pelo lado da renda. Em função do preço do microcomputador, o celular tem mais uso (por ser mais barato), e também pode ser a infraestrutura. Lá, a rede de cabeamento pode ser um pouco menor, e o acesso por satélite pode ser mais eficiente", explicou a técnica do IBGE Jully Ponte.

Já no Sudeste e no Centro-Oeste, o microcomputador continua sendo o protagonista, mas cada vez mais dividindo espaço: aproximadamente um a cada dez domicílios nessas regiões possui tablet, e a utilização desse equipamento para acessar a internet também está entre os mais elevados do País.

O porcentual de domicílios que recorre ao tablet para acessar a internet ficou em 16,3% no Centro-Oeste e 19,2% no Sudeste.

A despeito de Norte e Nordeste recorrem muito mais ao celular para acessar a rede do que outras regiões, o IBGE ressalta que a penetração da internet nos domicílios segue sendo maior em termos absolutos em locais como o Sudeste.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEstatísticasInternetPNAD

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas