Brasil

Comprova promove "aulão" gratuito para ensinar a verificar conteúdo falso

O evento, que tem entrada gratuita, acontece nesta terça-feira (12) na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), das 9h às 13h

Conteúdo falso: neste ano, o Comprova está focado em identificar publicações falsas com o tema políticas públicas (VladSt/Getty Images)

Conteúdo falso: neste ano, o Comprova está focado em identificar publicações falsas com o tema políticas públicas (VladSt/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 17h10.

São Paulo — O projeto Comprova, coalizão de veículos jornalísticos para combater a desinformação na internet, realiza nesta terça-feira (12), em São Paulo, um "aulão" para ensinar as melhores práticas para identificar e combater um conteúdo falso online.

O evento, que tem entrada gratuita, acontece na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), das 9h às 13h. As inscrições devem ser feitas por meio deste link. É preciso comparecer munido de documento de identificação com foto.

A palestra será gravada pela TV FAAP e disseminada nas redes sociais dos 24 veículos de comunicação, incluindo EXAME, que participam do projeto. Neste ano, o Comprova está focado em identificar publicações falsas com o tema políticas públicas.

Entre os integrantes da coalizão — que segue trabalhando de forma colaborativa até 15 de dezembro — estão AFP (Agence France-Presse), Band.com.br, BandNews FM, BandNews TV, Canal Futura, Correio do Povo, Estadão, Exame, Folha de S. Paulo, GaúchaZH, A Gazeta, Jornal Correio, Jornal do Commercio, Metro Jornal, Nexo, Nova Escola, NSC Comunicação, O Povo, Poder360, Rádio Bandeirantes, revista piauí, SBT e UOL.

Jornalistas dos veículos participantes receberam treinamento para checar a veracidade de informações que circulam na internet e nas redes sociais, seguindo a metodologia da organização não-governamental First Draft, idealizadora do primeiro Comprova.

Alguns desses recursos serão compartilhados com o público no evento, como as técnicas de busca reversa de imagens e vídeos, e dicas para desconfiar de conteúdos sem fonte identificada que chegam a nossos celulares e mídias sociais.

Além da verificação de fatos, o Comprova está empenhado em promover ações educativas, como a difusão de cursos e eventos online para o combate à desinformação. A iniciativa tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp, e é coordenada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

A coordenação do Comprova trabalhou sediada em São Paulo, no curso de jornalismo da FAAP, sua parceira institucional.

Acompanhe tudo sobre:Fake newsJornalistasProjeto Comprova

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas