Brasil

Complexo do Ibirapuera vai virar hospital de campanha com 268 leitos

É o terceiro hospital na cidade de São Paulo. Na última segunda-feira, 6, a estrutura no Pacaembu começou a receber pacientes

Complexo: a estrutura será construída no conjunto desportivo. (Germano Lüders/Exame)

Complexo: a estrutura será construída no conjunto desportivo. (Germano Lüders/Exame)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 7 de abril de 2020 às 13h19.

Última atualização em 7 de abril de 2020 às 13h27.

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 6, que erguerá um hospital de campanha no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Complexo Ginásio do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista.

O espaço será equipado com leitos aptos a receber casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus (causador da covid-19). A previsão de abertura é no dia primeiro de maio. A quarentena em todo o estado foi prorrogada até 22 de abril.

Segundo o governo, hospitais estaduais, municipais e filantrópicos ampliaram em 1.524 o número de leitos de UTI para casos relacionados à covid-19.

No caso do Ibirapuera, serão 268 leitos, sendo 240 de baixa complexidade e 28 de estabilização. No total, serão 7.500 metros quadrados e 800 profissionais de saúde trabalhando no local.

Nesta segunda, o Hospital Municipal de Campanha (HM Camp) do Pacaembu começou a receber pacientes no Estádio do Pacaembu, na zona oeste da cidade. Segundo a prefeitura de São Paulo, os 200 leitos são destinados exclusivamente a pacientes de baixa e média complexidade encaminhados por equipamentos de saúde da capital, como hospitais, pronto-socorros e UBSs.

O hospital tem 6,3 mil metros quadrados, com 10 enfermarias. Os leitos são divididos em alas separadas por gênero, feminino e masculino, integradas a uma rede de distribuição de oxigênio. Do total, 10 leitos estão preparados para receber pacientes que tenham quadro agravado. Há, ainda, uma enfermaria, 30 banheiros completos (com chuveiros) e refeitório com capacidade para servir 350 refeições.

Além disso, a prefeitura pretende entregar 887 leitos no hospital de campanha erguido no Complexo do Anhembi no dia 15 de abril. Em uma segunda fase, também em abril, o espaço estará com 1,8 mil leitos disponíveis.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusIbirapueraJoão Doria Júnior

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar