Enem: estudantes que faltaram poderão solicitar reaplicação
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 13 de novembro de 2023 às 09h16.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) libera a partir desta segunda-feira, 13, a possibilidade do estudante solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. De acordo com as regras do edital do exame, candidatos que não compareceram em algum dia do exame poderão solicitar a reaplicação. Dos quase 4 milhões de estudantes inscritos para o exame, 28,1% não compareceram no primeiro dia de prova e 32% faltaram no segundo dia.
A medida é válida para os estudantes que tiveram problemas de logística ou saúde (doenças infectocontagiosas) e aqueles que foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. A solicitação poderá ser realizada até sexta-feira, 17.
O segundo dia de provas do Enem 2023 aconteceu no último domingo, 12. Os estudantes responderam 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No primeiro dia de prova, os candidatos realizaram uma redação sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres no país e resolveram 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas.
Para os estudantes que faltaram no Enem 2023 por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, uma nova prova poderá ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro. A mesma regra vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
Os estudantes poderão solicitar a reaplicação do Enem 2023 entre os dias 13 e 17 de novembro na página do participante. Será necessário apresentar os documentos que comprovem a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.