Redação Exame
Publicado em 26 de maio de 2025 às 12h18.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), liberou as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 nesta segunda-feira, 26.
Os participantes terão entre 26 de maio e 6 de junho para se inscrever no exame. As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Com mais de 20 anos de existência, o Exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Para se inscrever no Enem 2025, o candidato deve acessar a Página do Participante e fazer login com a conta Gov.br. Após o acesso, é necessário preencher o formulário com os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos.
Durante a inscrição, é obrigatório informar CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos. Também deve ser escolhido o município onde a prova será aplicada e a opção de língua estrangeira, entre inglês ou espanhol.
Além disso, o participante deve declarar a necessidade de atendimento especializado ou específico, se for o caso. O preenchimento correto de todas as informações é condição indispensável para validar a inscrição e garantir a participação no exame.
A taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 11 de junho, via boleto, Pix ou cartão.
Não, não é necessário escolher o curso desejado no momento da inscrição. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não exige que o candidato defina uma carreira ou instituição de ensino superior ao se inscrever. A inscrição serve como uma avaliação de desempenho escolar e pode ser utilizada posteriormente para ingresso em universidades, programas de bolsas ou financiamento estudantil.
Para verificar se a instituição de ensino superior aceita a nota do Enem, é necessário consultar diretamente a universidade ou faculdade de interesse. Cada instituição tem autonomia para definir os critérios de seleção e pode optar por utilizar a nota do Enem como parte do processo seletivo, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de processos seletivos próprios. É importante verificar junto à instituição se ela participa desses programas e se aceita a nota do Enem para o curso desejado.
Os interessados podem conferir se as solicitações foram aceitas, por meio da Página do Participante, com o login único do Gov.br. As devolutivas sobre as justificativas de ausência no Enem 2024 também estão disponíveis.
O Inep ainda não definiu a data de divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, que informará o número de inscrição; a data, a hora e o local do Exame. No último ano, o local de prova foi divulgado em outubro.
O exame será dividido em dois domingos:
9 de novembro
16 de novembro
Horários (horário de Brasília)
O Enem segue como a principal via de acesso ao ensino superior no país. As notas são usadas em processos seletivos como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de servirem como critério de seleção em instituições privadas e internacionais. Candidatos interessados em participar desses programas devem obrigatoriamente se inscrever no Enem 2025.
A edição de 2025 do Enem volta a permitir o uso da nota como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos.
No ato de inscrição, os interessados devem fazer solicitação marcando a opção correspondente.
Para isso, é necessário obter ao menos 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. A medida amplia o acesso à certificação, descontinuada no Enem desde 2017, quando passou a ser responsabilidade exclusiva do Encceja.