Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.
Passageiro pega van durante greve de ônibus e metrô em São Paulo - 15/03/2017 (Nacho Doce/Reuters)
Bárbara Ferreira Santos
Publicado em 15 de março de 2017 às 11h22.
Última atualização em 15 de março de 2017 às 13h06.
1/17 Passageiro pega van durante greve de ônibus e metrô em São Paulo - 15/03/2017 (Nacho Doce/Reuters)
2/17 Desde o começo da manhã, paulistanos encontraram estações de metrô fechadas por causa da greve contra as reformas previdenciária e trabalhista de Temer (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
3/17 Na estação Jabaquara, na zona sul, os passageiros que tentavam ir para o trabalho e vinham do extremo da zona sul e do ABC paulista encontraram portões fechados. Cartazes indicavam quais eram as estações que funcionavam parcialmente (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
4/17 Placas na entrada da estação Jabaquara indicavam a paralisação das atividades (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
5/17 Na frente da estação Jabaquara, os passageiros aguardavam informações para tentar chegar ao trabalho (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
6/17 Funcionários do metrô explicavam aos passageiros os motivos da greve e chegaram até ser aplaudidos após afirmarem que faziam a paralisação para defender os direitos de aposentadoria dos trabalhadores. Eles também davam indicações sobre os melhores caminhos para conseguir acesso ao transporte público neste dia de greve (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
7/17 A enfermeira Elaine Silva tirou foto do cartaz de greve e dos portões fechados para mostrar ao chefe que não teria como chegar no trabalho. “Ele pediu para eu dar um jeito de chegar, porque ele conseguiu ir de carro. Mas eu não tenho como ir. Tirei a foto para mostrar isso para ele”, disse. Elaine afirmou que pegou um ônibus da Vila Santa Catarina, também na zona sul, até o Jabaquara na esperança de encontrar o Metrô funcionando pelo menos parcialmente. “Levei 40 minutos num percurso que eu faço em 15. Agora, vou voltar para casa e pegar esse trânsito de novo”, afirmou. (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
8/17 Adriano Galvão, de 35 anos, tinha um voo marcado para as 10 horas no Aeroporto de Congonhas com sentido a Salvador, na Bahia. Ele chegou por volta das 8 h no Terminal Jabaquara com o objetivo de pegar um ônibus sentido aeroporto, mas se surpreendeu com a greve do transporte público na capital. Preocupado em não perder o voo, ele chamava um Uber para tentar chegar a tempo. "Cheguei aqui e não encontrei nada, nenhum ônibus para lá. Vou pegar um Uber agora. Tem trânsito, mas acho que dá para chegar", disse. (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
9/17 No sentido bairro, circulavam apenas vans no início da manhã na Avenida Engenheiro Arruda Perreira, no Jabaquara. Já no sentido centro, passavam apenas vans com destinos a estações de metrô como São Judas e Ana Rosa, além de ônibus intermunicipais (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
10/17 Quem se arriscou a pegar um ônibus sentido centro, enfrentou filas e lotação (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
11/17 Em outras estações da cidade, passageiros também tiravam foto de portões fechados por causa da greve (Nacho Doce/Reuters)
12/17 Os trens circulavam na cidade apenas em alguns trechos e eram comandados por supervisores, segundo os grevistas (Nacho Doce/Reuters)
13/17 Estação Presidente Altino da CPTM, que atende às linhas 8 e 9, estava tranquila (Talita Abrantes/Site Exame)
14/17 Já a estação Parque Dom Pedro II estava fechada devido à paralisação em São Paulo (Nacho Doce/Reuters)
15/17 No terminal de ônibus do Jabaquara, uma longa fila de passageiros aguardavamm a liberação dos ônibus ou a abertura dos portões do metrô (Bárbara Ferreira Santos/Site Exame)
16/17 Uma multidão se aglomerava na entrada do metrô dentro do terminal de ônibus. Passageiros sentavam até nas calçadas para aguardar a volta da circulação dos ônibus. (Bárbara Ferreira Santos)
17/17 No meio da manhã, os ônibus voltaram a circular em São Paulo, mas o terminal Pinheiros ainda estava praticamente vazio (Diogo Max/Site Exame)
Laboratório da Universidade Johns Hopkins mostra que o Brasil está entre os quatro países com maior capacidade para liderar em indústria verde até 2050, mas precisa de políticas focadas em suas vantagens
Empresa de meio de pagamento, que atende Betano e Bet365, diz que já desenvolveu uma tecnologia para facilitar a operação dos cassinos físicos quando eles forem regulamentados
Segundo o presidente da CNF, Rodrigo Maia, candidatura do governador de São Paulo depende de aval do do ex-presidente da República
A agência informou que segue monitorando o cumprimento da decisão judicial pelas prestadoras e que enviará relatórios periódicos ao STF com a avaliação da situação