(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 22 de junho de 2023 às 09h17.
Última atualização em 22 de junho de 2023 às 09h18.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nessa quinta-feira, 22, às 9h, uma ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível.
A ação é movida pelo PDT contra a chapa Jair Bolsonaro-Braga Neto, derrotada nas eleições do ano passado. O processo questiona a reunião em que o ex-presidente levantou suspeitas infundadas sobre a segurança do processo eleitoral a embaixadores estrangeiros. Também foram incluídas no processo outras críticas de Bolsonaro às urnas eletrônicas.
Para o partido autor da ação, Bolsonaro praticou abuso de poder político e fez uso indevido dos meios de comunicação. O encontro do ex-presidente com embaixadores ocorreu em julho de 2022 no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República, e foi organizado pelo Palácio do Planalto e o Itamaraty. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais.
A sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral que irá pautar a ação contra Bolsonaro será transmitida pelo canal do Youtube da Justiça Eleitoral.