Brasil

Comitiva de Lula para funeral do Papa Francisco terá Janja, Barroso e Alcolumbre

Lula deve embarcar para Roma nesta quinta-feira, por volta das 22 horas

Papa Francisco e presidente Lula em audiência privada no Vaticano em 2023  (Foto/AFP)

Papa Francisco e presidente Lula em audiência privada no Vaticano em 2023 (Foto/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de abril de 2025 às 17h34.

Última atualização em 22 de abril de 2025 às 17h36.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao funeral do Papa Francisco, no Vaticano, terá a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Ambos já confirmaram ao Palácio do Planalto que viajarão com Lula. O chefe da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também foi convidado.

As cerimônias de despedida de Francisco começam no sábado. Lula também irá com a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e ministros de Estado. A composição da comitiva ainda será anunciada oficialmente pelo Palácio do Planalto. Lula deve embarcar para Roma nesta quinta-feira, por volta das 22 horas.

Francisco morreu nesta segunda-feira aos 88 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de uma insuficiência cardíaca.

Na segunda-feira, Lula lamentou a morte do Pontífice e decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente disse que "a humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo".

Lula relembrou ainda encontros com Francisco. Ele esteve com o pontífice em junho de 2023, durante uma viagem do brasileiro à Itália, e no ano passado, durante a cúpula do G7 (grupo que reúne as maiores economias do mundo), também realizada na Itália.

Antes do terceiro mandato de Lula, ele e Francisco já haviam se reunido pessoalmente em 2020, no primeiro compromisso internacional de Lula após deixar a prisão. "Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará", diz a nota de Lula.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPapa FranciscoDavi AlcolumbreLuís Roberto BarrosoGoverno Lula

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro