Rio de Janeiro - Depois da polêmica com a equipe australiana, que se recusou a ficar na Vila dos Atletas da Olimpíada alegando problemas no alojamento, o Comitê Rio 2016 afirmou nesta segunda-feira que 630 pessoas estão trabalhando 24 horas por dia para resolver os problemas e as obras serão concluídas até o fim de semana.
A delegação da Austrália se recusou a ficar na Vila dos Atletas da Olimpíada, no domingo, devido a problemas estruturais, que incluem banheiros entupidos, vazamentos e fios expostos.
-
1. Inusitados
zoom_out_map
1/9 (Divulgação)
São Paulo - Mais de 40 modalidades
esportivas vão fazer parte dos
jogos olímpicos Rio 2016. Nem todos os esportes, no entanto, são conhecidos por aqui. Outros inclusive são estreantes em Olimpíadas, como o golfe, por exemplo. Veja nas imagens a seguir 7 modalidades esportivas inusitadas que estarão nos jogos olímpicos do Rio.
-
2. Golfe
zoom_out_map
2/9 (Thinkstock)
O golfe é um esporte que está voltando aos jogos olímpicos depois de mais de 100 anos fora. No início do século passado, ele esteve como modalidade nas Olimpíadas de 1900 e 1904. Neste ano, no Rio, a disputa será feita em torneios individuais masculinos e femininos. Nas Olimpíadas, as regras são as mesmas que uma partida de golfe tradicional, ou seja, os jogadores devem acertar a bola nos 18 buracos do campo com o menor número possível de tacadas.
-
3. Badminton
zoom_out_map
3/9 (Thinkstock)
O Badminton é uma espécie de tênis com petecas. O objetivo do atleta é fazer com a ajuda de uma raquete que a peteca toque o campo do adversário. A peteca que pode voar a 400 quilômetros por hora, por isso esta modalidade exige reflexos rápidos dos atletas e atenção máxima da plateia. O Badminton estreou na Olimpíada de Barcelona, em 1992. Os torneios são masculinos e femininos, individuais e de duplas, inclusive duplas mistas. O esporte foi inventado na Índia durante a colonização inglesa e foi batizado em homenagem ao duque Beaufort, que morava em um palácio de nome Badminton House.
-
4. Tiro Esportivo
zoom_out_map
4/9 (Thinkstock)
Desde 1896, o tiro esportivo faz parte dos jogos olímpicos. Neste tipo de modalidade, o atleta deve acertar alvos fixos ou móveis e somar pontos de acordo com a precisão de seus disparos
-
5. Pentatlo Moderno
zoom_out_map
5/9 (Thinkstock)
Como o próprio nome indica, pentatlo moderno é disputado em cinco categorias de esportes, ou seja, o atleta precisa dominar: atletismo, natação, esgrima, hipismo e tiro esportivo. Todas as provas acontecem no mesmo dia e as disputas são individuais no masculino e feminino. Nesta modalidade, os atletas competem em provas de esgrima, natação e hipismo e logo em seguida disputam uma prova combinada de corrida e tiro – vence o primeiro a cruzar a linha de chegada.
-
6. Maratonas Aquáticas
zoom_out_map
6/9 (Thinkstock)
Nesta modalidade, o atleta tem que completar a prova de uma corrida de 10 quilômetros em águas abertas. No Rio, a Praia de Copacabana será palco da disputa. O atleta vencedor é aquele que tocar primeiro a placa de chegada.
-
7. Rugby de 7
zoom_out_map
7/9 (Thinkstock/Thinkstock)
Estreante nas Olimpíadas, o rugby de 7 terá equipes femininas e masculinas na disputa. Nesta modalidade, duas equipes de sete atletas avançam pelo campo na tentativa de marcar pontos, passando uma bola oval de mão em mão, sempre para trás. O rugby já esteve em algumas edições das Olimpíadas, mas com equipes de 15 jogadores.
-
8. Esgrima
zoom_out_map
8/9 (Thinkstock)
A esgrima é uma espécie de combate em que o objetivo é tocar o corpo do adversário com uma arma de ponta cega o maior número de vezes possível. As armas podem ser: espada, florete ou sabre. Desde 1896, esta modalidade faz parte dos jogos olímpicos e no Rio será disputada em três combates individuais e dois por equipes.
-
9. Falando no assunto...
zoom_out_map
9/9 (Thinkstock)